Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

MP-CE estuda proibir o tabagismo na Arena Castelão (7/1/2014)
Diário do Nordeste

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1356546

ANTITABAGISMO
Sem fumaça
07.01.2014
·
MP-CE estuda proibir o tabagismo na Arena Castelão. A medida foi adotada pela Fifa na Copa das Confederações

O que antes era sinal de elegância e status social, passou a ser vorazmente combatido nos últimos anos e, agora, pode ser proibido em mais um recinto. O tabagismo perdeu espaço na sociedade atual, com um cerco cada vez maior sendo adotado sobre a prática. Após ser banido de aviões, shoppings, boates e demais locais fechados, o ato de fumar pode ser vetado no Castelão.

Seguindo padrão adotado em diversos países do mundo, com a proposta do ambientalista João Saraiva, o consumo de produtos derivados do tabaco passaria a ser proibido na Arena Castelão em partidas locais e nacionais FOTO: KID JÚNIOR

A proposta enviada pelo economista e ambientalista João Saraiva à promotora Isabel Maria Porto, do Ministério Público do Ceará (MP-CE), sugere que o Gigante da Boa Vista passe a proibir a utilização de produtos fumígenos, tal como aconteceu no estádio durante a Copa das Confederações.

Em 2003, Saraiva foi o responsável pelo pedido ao MP-CE que proibisse o fumo em shoppings do Estado e pretende ter o mesmo sucesso com relação a essa nova solicitação.

"Frequento assiduamente os estádios e acabo fumando passivamente. Penso que acontece o mesmo com muitos outros torcedores. Mas o problema maior acontece no Castelão, pois sua estrutura não favorece a dissipação da fumaça e queremos que em jogos locais haja o mesmo tratamento que houve durante a Copa das Confederações, na qual torcedores eram obrigados a descartar seus cigarros no momento da entrada", ponderou. O pedido é baseado nas Leis de número 9.294 e 12.546.

Indiretamente, a proposta atinge ginásios esportivos cobertos e outros eventos realizados no Castelão. Demais estádios, como o Presidente Vargas, não se enquadram no argumento.

"É uma questão de saúde pública e a lei está ao nosso lado. Há a questão das pessoas atingidas pela fumaça e que aquele é um local de trabalho onde os funcionários também são atingidos", argumentou.

Exemplos

A medida é semelhante a outras já adotadas em alguns países e torneios. Na Espanha, Estados Unidos, Bulgária, Finlândia e, em ocasiões pontuais, em Portugal, Holanda e Inglaterra, é proibido fumar em estádios.

O mesmo foi adotado em locais que receberam a Eurocopa de 2012, disputada na Polônia e na Ucrânia; na Copa das Confederações do último ano e também na próxima Copa do Mundo, que terá jogos no Castelão.

O consumo de derivados do tabaco já está vetado em algumas praças esportivas brasileiras, como no Couto Pereira, em Curitiba (PR), e no Heriberto Hulse, em Criciúma (SC).

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2