Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

Vítima de câncer no pulmão, Johan Cruyff fez campanha contra cigarro (24/3/2016)
Sport TV

http://sportv.globo.com/site/programas/redacao-sportv/noticia/2016/03/vitima-de-cancer-no-pulmao-johan-cruyff-fez-campanha-contra-cigarro.html

Ex-jogador e treinador, que faleceu nesta quinta, deixou o vício aos 44 anos, após passar por cirurgia no coração, e usou a imagem para alertar para os riscos

Um dos grandes nomes do futebol mundial, estrela da Holanda e ídolo do Barcelona, o ex-jogador Johan Cruyff faleceu nesta quinta-feira, aos 68 anos, vítima de um câncer no pulmão. Fumante desde muito jovem, Cruyff deixou o vício há 24 anos, após ouvir apelos da mulher, mas não se livrou das consequências e, ano passado, descobriu a doença. Antes disso, o craque chegou a participar de campanhas antitabagismo, como lembrou o "Redação" (assista ao vídeo, a partir de 1min20).

Na campanha, o holandês revela que quase comprometeu tudo que construiu por conta do cigarro - mesmo no auge da carreira, ele chegou a fumar 20 cigarros por dia (ele chegava a fumar no vestiário, nos intervalos das partidas) - e manda uma mensagem: "fumar te mata".

- Em minha vida, tive dois grandes vícios: fumar e jogar futebol. O futebol me deu tudo. Por outro lado, fumar quase me tira tudo - dizia, na campanha, em que aparecia fazendo embaixadinhas com uma carteira de cigarro e então chutava ela para longe.
Johan Cruyff, campanha contra o cigarro (Foto: Reprodução/SporTV)Johan Cruyff participou de campanha antitabagismo na Espanha (Foto: Reprodução/SporTV)


O alerta veio quando Cruyff precisou passar por uma cirurgia no coração, em 1991, quando era técnico do Barcelona. Fumante ainda mais inveterado depois que se tornou treinador, ele ouviu que corria sérios riscos caso não deixasse o vício e mudou os hábitos, aos 44 anos. Em outubro do ano passado ele foi diagnosticado com câncer no pulmão e, desde então, travava uma batalha contra a doença. Ele faleceu nesta quinta-feira, em Barcelona.

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2