Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

Nova arma na luta contra o cigarro (15/5/2006)
ACTBR

13/05/2006
Jornal: EXTRA- Rio de Janeiro - Brasil
Editoria: Viva Mais
EUA aprovam remédio que tira o prazer de fumar

Foi aprovado nos Estados Unidos um novo medicamento para ajudar quem deseja parar de fumar. O Champix, que recebeu o aval da agência americana FDA, promete não só fazer com que a pessoa tenha menos vontade de fumar, mas também que, ao levar o cigarro à boca, o fumante não sinta prazer algum. Segundo o laboratório Pfizer, a previsão é que o remédio esteja disponível nas farmácias brasileiras até o fim do ano que vem.

— O uso do produto é por aproximadamente 90 dias. Nesse período, é extremamente provável que a pessoa pare de fumar. Como, porém, a incidência de indivíduos que param e voltam é grande, podem-se fazer novos ciclos com o remédio — garante o diretor médico da Pfizer, João Fittipaldi.

Eficaz com especialista

Segundo o fabricante, a vareniclina, princípio ativo do Champix, atua no cérebro ativando parcialmente o receptor da nicotina, que desencadeia uma série de ações responsáveis por acionar o circuito do prazer. Assim, além de reduzir a intensidade do desejo pela substância, o medicamento também faz com que o fumante tenha menos sintomas relacionados à abstinência.



Para o pneumologista Ricardo Meirelles, do Programa Nacional de Controle do Tabagismo do Instituto Nacional de Câncer, o remédio pode ser eficaz desde que haja o acompanhamento de um especialista:

— Esse tipo de droga faz com que a vontade de fumar cesse no primeiro momento. O mais importante é a abordagem cognitiva feita por um profissional de saúde, para ajudar a pessoa a viver sem o cigarro.

O Champix não é o único produto que pode ajudar o fumante a largar o vício. Aprovado pelo FDA em 1997, o Zyban, fabricado pela GlaxoWellcome, tornou-se rapidamente um sucesso de vendas. Adesivos e gomas de mascar de nicotina vêm sendo utilizados nos tratamentos e estão disponíveis em postos de saúde do Rio.
 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2