Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

Campanha alertando sobre bebidas açucaradas é retirada do ar na Colômbia (14/10/2016)
Educar Consumidores

http://bit.ly/VozColombia

 A Superintendência de Indústria e Comércio (SIC) da Colômbia publicou em seu site um comunicado afirmando publicamente que tinha decidido proibir a reprodução de um comercial que falava sobre o teor de açúcar em bebidas açucaradas e os danos que seu consumo traz para saúde dos colombianos.

O comercial faz parte da campanha “Cuide da sua vida - Leve isto a sério”, produzido pela “Educar Consumidores”, e respaldado pela Aliança pela Saúde Alimentar (SAI), da Colômbia. O SIC adotou a medida sem comunicar previamente à Educar Consumidores, que estava sendo investigada por PROPAGANDA ENGANOSA.

Segundo a SIC, a Educar Consumidores “poderia estar fazendo propaganda enganosa, pois o comercial não faz referência a nenhum estudo científico que comprove as declarações feitas durante a peça”. E também manifestam que há diferenças entre a quantidade de açúcar das bebidas variando entre as marcas.

É preciso deixar claro que esta medida, altamente restritiva com relação ao direito de informação e à liberdade de expressão, configura uma queixa apresentada pela Postobon contra a Educar Consumidores, aprovada com muita agilidade pela SIC. Lembrando que o advogado da Postobon, Jairo Rubio Escobar, é ex-funcionário da SIC (além disso, é responsável por fazer lobby no Congresso para impedir a aprovação da taxação sobre bebidas açucaradas). A SIC nunca notificou a Educar para a existência dessa queixa, nem a convocou para apresentar os respectivos argumentos que comprovam que as afirmações do comercial estão corretas e não constituem propaganda enganosa.

Enquanto isso, quem sai perdendo é a população colombiana que está sendo privada do direito à informação sobre sua própria saúde. A ACT Promoção da Saúde APOIA ESTA CAMPANHA da Educar Consumidores e acredita que a informação é um dos principais fatores para promovermos ambientes saudáveis, e consequentemente, escolhas saudáveis.

Assista ao vídeo da campanha: http://bit.ly/VozColombia

Faça parte desta luta e compartilhe nossos posts em sinal de apoio à Colômbia.

 

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2