Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

Campanha contra tabagismo será lançada em Sorriso (26/5/2006)
ACTBR

Fonte: http://www.sonoticias.com.br/mostra.php?id=25176

25 de maio de 2006 - 14h50

Na próxima quarta-feira, dia 31, comemora-se o “dia mundial sem tabaco”. Em alusão a data, a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, em parceria com a Secretaria de Educação de Sorriso farão, a partir das 8 horas, o lançamento da campanha “Sorriso sem tabaco” com uma caminhada pela Área Verde. Após a caminhada, no espaço cultural da Área Verde, haverá uma apresentação de teatro que terá o fumo como tema principal.

Segundo o Secretário de Saúde, Elso Rodrigues, o objetivo da campanha é reduzir o número de fumantes, e conseqüentemente, de doenças causadas pelo tabagismo no município, ampliar o conhecimento da comunidade sobre danos causados pelo tabagismo, reduzir a poluição tabagistica nos serviços de saúde e ambientes de trabalhos, além de conscientizar e envolver o maior número de profissionais de saúde para a prevenção e abordagem ao tabagismo.

Para atingir essa meta, a Secretaria vem realizando ações contínuas que variam desde a prática de atividades sistematizadas para as unidades e profissionais de saúde, grupos comunitários e unidades escolares, à formação de recursos humanos e criação de centro de referência para o atendimento ao fumante. Desde o dia 12, a secretaria vem efetuando reuniões de sensibilização, com a participação do secretário Elso Rodrigues e a equipe de coordenação do programa “Sorriso sem tabaco”, com diversos grupos sociais para a multiplicação das ações.

Dando continuidade a campanha, a Secretaria de Saúde fará amanhã, 26/05, o treinamento dos agentes de saúde e enfermeiros sobre ações de prevenção e combate ao tabagismo. No dia 27 haverá uma palestra sobre tabagismo na rádio AM, voltada para a população em geral. De 29 a 2 de junho a equipe da secretaria de saúde estará percorrendo os postos de saúde onde serão realizadas palestras para a população dos bairros.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde – OMC, estima-se que existam 1.1 bilhão de fumantes em todo o mundo e que o consumo continua crescendo. No Brasil há aproximadamente 33 milhões de fumantes e 38% dessa população no Estado do Mato Grosso. O fumo é um importante fator de adoecimento, sendo uma das principais causas de morte evitáveis no mundo, anualmente 3 milhões de indivíduos são vítimas fatais. A cada ano no Brasil 80 mil pessoas morrem precocemente devido ao uso direto ou indireto do tabaco, além de danos a poluição ambiental, mais de 25 doenças diferentes, queda na qualidade de vida e perda econômica são algumas das conseqüências do tabagismo.


Fonte: Assessoria
 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2