Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

Teste de cigarro com sabor de chocolate revolta ativistas (3/6/2004)
Globo online

06/03/2004 - 13h45m
Teste de cigarro com sabor de chocolate revolta ativistas

Globo Online

LONDRES - Os planos de um dos maiores fabricantes de cigarros do mundo de lançar produtos com adição de chocolate e outros ingredientes atrativos foram recebidos com indignação por ativistas antitabaco e associações médicas.

Segundo o jornal londrino "The Independent", a British American Tobacco (BAT) está testando cigarros de chocolate e com sabores de bebidas alcoólicas e já experimentou cacau, xarope de milho, suco de cereja e baunilha entre outras variações. Testes com animais estão em andamento no Canadá.

O grupo antitabaco Action on Smoking and Health reagiu com furor, afirmando que isso tornaria os cigarros perigosamente atrativos para crianças.

- Precisamos que uma autoridade regulatória independente supervisione essa pesquisa. É hora de o governo agir - disse uma porta voz.

A BAT nega com veemência que faça marketing voltado para crianças.

- A BAT, como todas as outras empresas de cigarro, usam substâncias diferentes para ressaltar o sabor dos cigarros. Não estamos sozinhos nisso, nem fazemos segredo - disse uma porta-voz ao site de notícias da BBC. - A BAT não vende para crianças e não quer que as crianças fumem.

A Associação Médica Britânica também não viu com bons olhos os planos da empresa e pediu ação do governo.

- É nojento que a indústria do tabaco esteja procurando maneiras de tentar crianças a começar a fumar - disse uma porta-voz. - Os cigarros são manipulados ter capacidade máxima de induzir à dependência e é hora de o governo agir para combater isso.
 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2