Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

Pesquisa vai mostrar a realidade sobre fumantes (21/6/2004)
Por Um Mundo Sem Tabaco

Fonte: A Notícia - 18/06/2004

 

São Miguel do Oeste - A Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel do Oeste se reuniu com os médicos que atuam no Programa Saúde da Família (PSF) para discutir os passos da pesquisa que levantará o número de fumantes no município. De acordo com a secretária municipal Ana Moser, os agentes de saúde passarão nas residências para entrevistar as famílias. A preocupação da Secretaria não é somente levantar os dados, mas oferecer ajuda aos dependentes do cigarro.


Ana explica que o Ministério da Saúde divulgou portaria, no final do mês passado, em que o governo federal poderá fornecer medicamentos para os fumantes, mas a Secretaria da Saúde ainda não recebeu nenhum documento oficial. Ela lembra que a responsabilidade é do Ministério e o município fará o levantamento para ter dados registrados sobre a realidade local. De acordo com ela, na reunião os profissionais elaboraram o tipo de cadastro que poderá ser feito.


Segundo a secretária, o município não possui registro de dados sobre tabagismo e, como o número de fumantes tem se expandido, principalmente entre os jovens, é preciso intensificar a conscientização. "Também vamos verificar se há pessoas com problemas de saúde, causados pelo cigarro, a idade e o número de fumantes que existe na família", ressalta.


A secretária comenta que nesta semana estão em andamento palestras nas unidades dos PSFs sobre os malefícios do cigarro. "Acredito que em menos de dois meses nós já tenhamos os dados computados e passaremos a orientar melhor a comunidade sobre o tabagismo e os prejuízos que provoca à saúde", finaliza Ana.

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2