Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

EUA: Acordo de comércio exclui o tabaco das Américas: legisladores americanos (8/1/2004)
Por Um Mundo Sem Tabaco

AFP – 18 de novembro de 2003

http://story.news.yahoo.com/[...]tobacco_031118204354

 

Washington - Legisladores americanos foram chamados à Casa Branca para excluir os produtos do tabaco do acordo de livre comércio entre as Américas, pois as tarifas mais baixas poderiam facilitar a conquista de novos fumantes na América Latina pelas companhias de tabaco.

 

“Necessitamos que o Sr. insista que os produtos do tabaco, incluindo os cigarros e produtos não fumígenos, sejam excluídos deste acordo de comércio”, escreveram os legisladores ao presidente americano George W. Bush.

 

Deputados como Henry Waxman, da Califórnia, Lloyd Dogget, do Texas, e o Senador Richard Durbin, de Illinois, defenderam este argumento para uma negociação preparatória de 34 países, em Miami, com o objetivo de finalizar os acordos para estabelecer a ALCA (Área de Livre Comércio das Américas).

 

Os legisladores, que atacam fortemente a administração Bush em relação aos assuntos sobre questões relacionadas ao tabaco, disseram que a Casa Branca tem a chance de ser redimir, parcialmente, ao excluir os produtos do tabaco do tratado.

 

“Sua administração tem pobres registros em questões internacionais de tabaco. O Sr tem reduzido as tarifas para companhias de tabaco em negociações bilaterais, dado assessoria de marketing internacional além de se opor a várias provisões durante o processo de negociação da Convenção-Quadro para o controle do Tabaco”, escreveram os legisladores.

 

“Se o acordo eliminar as tarifas de tabaco e prover novos patamares para a indústria do tabaco para desafiar as medidas de controle do tabaco, a ALCA poderá ser uma catástrofe para a saúde pública. Ela aceleraria os esforços em andamento das companhias de tabaco para conquistar milhões de novos fumantes na América Latina, particularmente, mulheres e jovens”.

 

Os ministros da área comercial de todos os países das Américas, com exceção de Cuba, encontraram-se em Miami para discutir subsídios agrícolas, regras de investimento e outras questões relacionadas ao comércio. Os negociadores de 34 países têm até 1º de janeiro de 2005 para completar o acordo.

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2