Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

Afubra recebe homenagem do Poder Legislativo (2/6/2005)
ACTBR

Fonte: Gazeta do Sul, Santa Cruz do Sul, 2 de junho de 2005

por: José Augusto Borowsky

Entidade que comemorou seu cinqüentenário em março foi destaque na Câmara. História mostra o crescimento da associação nos três estados do Sul

Os 50 anos de fundação da Associação dos Fumicultores do Brasil foram lembrados segunda-feira na Câmara de Santa Cruz. A sessão solene reuniu um excelente público, formado por autoridades municipais e regionais, diretoria, funcionários e amigos da entidade.

Depois da saudação de boas-vindas feita pelo presidente do Legislativo, André Scheibler (PTB), Hildo Ney Caspary (PP), autor da proposição para a homenagem, usou a palavra em nome dos vereadores. Ele apresentou um histórico da fundação da Afubra, em 21 de março de 1955. Destacou o crescimento na entidade que, atualmente, atua nos três estados do Sul do Brasil.

Caspary lembrou que muitas cooperativas nasceram nos últimos 50 anos e que muitas não sobreviveram, ao contrário da Afubra que está cada vez mais sólida e atuante na representação dos interesses dos fumicultores. Citou todas as atividades paralelas que a associação desenvolve, como o Verde é Vida, o projeto Criança Feliz é a Criança que Estuda, a produção de mudas de árvores exóticas e nativas, a moderna loja junto à matriz, o coral e outros. Ainda destacou o apoio que a entidade presta a todas as atividades culturais, sociais e esportivas que ocorrem no município.

Em nome da Afubra, o seu presidente Hainsi Gralow agradeceu pela homenagem. “O gesto da Câmara não é dirigido a uma pessoa, mas a uma organização que conta com 160 mil associados e seus familiares. Todos estamos muito felizes com este momento.”

CARINHO – Destacou que a associação nasceu em Santa Cruz e que hoje conta com associados em 759 municípios. A matriz, no entanto, permanece no berço original. “Temos um carinho especial por este município, que acompanhou nossos primeiros passos.” Segundo ele, ao lembrar da história da Afubra, não pode ser esquecida a figura do seu primeiro presidente, o saudoso Harry Werner, e todos que o acompanharam na fundação.

A Câmara fez a entrega de uma placa comemorativa à presidência da Afubra. O coral da entidade, com 27 vozes, abrilhantou o momento solene.

Convenção-Quadro
Durante seu pronunciamento, o presidente Hainsi Gralow lembrou que 31 de maio é o Dia Mundial de Combate ao Fumo. Em vista disso, frisou que precisou dar muitas entrevistas, tendo um jornalista lembrado que o Senado vai receber um documento, com dez mil assinaturas, para que seja obrigado a votar logo a Convenção-Quadro para Controle do Tabaco.

Gralow disse ter respondido que as campanhas contra o fumo não são novidade. Acrescentou, no entanto, que um abaixo-assinado não pode impor determinações ao Senado. “Se os senadores ficarem convencidos com dez mil assinaturas, em uma semana nós poderemos apresentar 20 mil para que a votação não ocorra.” A declaração do presidente foi recebida com palmas da platéia.

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2