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Companhias de tabaco perdem batalha de publicidade (7/11/2004)
Vírginia Prado

05.11.2004

As companhias de tabaco perderam hoje, sexta-feira, nos tribunais a batalha
legal contra as novas medidas do governo britânico que restringem a
publicidade em lugares de venda de cigarros, como lojas e bares.
As companhias acham que as medidas, pensadas para proteger a saúde da
população, são muito rígidas, exageradas e representam uma interferência
ilegal em sua liberdade de comércio.

No entanto, o juiz Richard McCombe, do Alto Tribunal, considerou que a
medida é responsável e justa diante dos riscos do tabaco na saúde e o custo
econômico para a sociedade.

O juiz, no entanto, autorizou as companhias, entre elas a British American
Tobacco, a apelarem dessa decisão, caso desejarem, por considerar que se
trata de um caso importante.

As empresas também alegam que as medidas, que entrarão em vigor no dia 21 de
dezembro, representam uma proibição ilegal sobre uma publicidade destinada a
informar os consumidores sobre produtos que são vendidos legalmente.

Na publicidade, as companhias terão que incluir uma advertência sobre o
perigo do tabaco na saúde humana, que deverá ocupar 30% do aviso.

A diretora da entidade contrária ao consumo do cigarro "ASH", Deborah
Arnott, lembrou nesta sexta-feira que já se sabe que a publicidade do tabaco
anima os jovens a fumarem, por isso "uma proibição é uma resposta justa à
técnica de venda de uma droga que provoca vício".

Fonte: EFE
http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI416868-EI294,00.html

Virginia Prado
Regional Coordinator (Portuguese)
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