Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

Setor fumageiro cobra participação de ministros (23/11/2004)
ACTBR

Fonte: Gazeta do Sul.htm, 13 e 14 de novembro de 2004.

A Câmara Setorial do Fumo vai solicitar o envolvimento dos ministros da Fazenda, da Indústria e Comércio, das Relações Exteriores e do Desenvolvimento Agrário no debate acerca da ratificação da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco. A decisão foi tomada durante reunião do órgão na quinta-feira, em Brasília. Para o presidente da câmara, Hainsi Gralow, diante da magnitude do setor fumageiro, as discussões sobre o projeto da Organização Mundial da Saúde (OMS) não podem se limitar às áreas da Saúde e da Agricultura.

“A produção de tabaco agora também já está sendo vista como meio de desenvolvimento social e econômico”, afirmou Gralow. A opinião se baseia nas conversas que o presidente teve com senadores e autoridades do governo durante audiências realizadas na quarta-feira. “A mudança de postura está relacionada à mobilização do setor, que levou informações a Brasília e à mídia sobre a importância da atividade para milhões de brasileiros.”

O presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Heitor Álvaro Petry, complementou lembrando o aspecto tributário. “Muitos municípios brasileiros têm na atividade a principal fonte de arrecadação de impostos, assim como alguns estados e o próprio governo federal.”


CONTRABANDO – Ainda na reunião de quinta-feira, o grupo temático da Câmara Setorial do Fumo que analisa a questão do contrabando e da falsificação de cigarros revelou que a Polícia Federal está organizando novas ações para desmantelamento de grupos que agem na clandestinidade. Os detalhes das operações, segundo o coordenador-substituto Ignácio Loureiro Pinto Neto, do Sindifumo/RJ, não são adiantados pelos agentes policiais para não prejudicar as investigações. Ele também coloca que a Associação Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) vai disponibilizar R$ 2 milhões à Polícia Rodoviária Federal para execução de plano de fiscalização nas rodovias. A operação vai visar principalmente os comboios de ônibus adaptados para a prática do contrabando.

Heitor Petry também disse que o seminário que está sendo organizado pela Famurs com os prefeitos eleitos já tem local e data. O encontro, que conta com o apoio da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), vai acontecer nos dias 18, 19 e 20 de janeiro de 2005, em Gramado/RS. Na oportunidade, vai ser entregue o material que aborda os prejuízos oriundos do contrabando e da falsificação de cigarros. Além disso, a instalação de camelódromos e a execução de fiscalização mais eficiente também serão motivos de estudos com os mandatários municipais que assumem a partir de janeiro do próximo ano.

 

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2