Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

Educação entra na luta por ambientes livres do tabaco em Nova Odessa (8/10/2007)
Fabiana Fregona

fonte: http://www.novaodessa.sp.gov.br/noticias.not.php?cod=3713

03/10/2007

Na manhã desta quarta-feira, dia 3 de outubro, aproximadamente 35 diretores de escolas,  administradores e coordenadores pedagógicos das escolas municipais e estaduais de Nova Odessa participaram de uma palestra sobre os “Ambientes Livres do Tabaco”. O grupo conheceu o programa municipal que será implantado em toda a rede, logo após a Semana da Educação, entre os dias 8 e 11 de outubro.

A palestra aos educadores foi ministrada pela médica sanitarista Nair Guimarães, assessora técnica da Coordenadoria Municipal de Saúde, no Auditório da Prefeitura. Segundo Nair, “a luta contra o uso do tabaco e em prol de ambientes públicos livres do cigarro são como recomendações específicas de políticas a serem adotadas nas áreas de Educação, Saúde e Trabalho”.

“Todas as ações devem ter caráter intersetorial e não devem ser focadas apenas no doente, no fumante – pois ai estaríamos mais preocupados com medicação, tratamento. Assim, trabalhando separadamente com cada área, vamos atingir um maior número de pessoas interessadas em entrar nesta luta”, explicou a médica.

Segundo ela, a mobilização em busca de mudar as estatísticas de um país “fumódromo” para um “ambiente livre do tabaco" já é nacional.

A palestra trouxe imagens e dados estatísticos preocupantes, tanto dos fumantes ativos como dos passivos – pessoas que convivem com pessoas que fumam. O que assustou muito a platéia foi o dado de que uma criança que convive com um fumante desde o nascimento já “fumou” 102 maços de cigarro aos 5 anos de idade.

Durante a palestra, foi lançado um programa que será desenvolvido junto às escolas municipais e estaduais. “Temos como ponto de partida, na Educação, a identificação de fumantes da própria Rede Municipal e Estadual, para traçarmos um plano de trabalho com público-alvo definido, de acordo de com o interesse de parar de fumar de cada um destes pacientes”, disse o coordenador municipal de Educação, Assis das Neves Grillo.

Cada representante de escola presente recebeu um questionários, que deve ser preenchido até 19 de outubro. O resultado vai permitir determinar as ações que serão realizadas em cada escola. Da palestra, os profissionais já levaram para as escolas materiais audiovisuais para desenvolver palestras com os alunos, pais e comunidade.

O trabalho, que agora conta também com o apoio da Coordenadoria de Educação, faz parte do Comitê Regional da RMPS (Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis), OMS (Organização Mundial de Saúde), OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde), INCA (Instituto Nacional do Câncer).

Luciana de Luca

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2