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Governo lança novas imagens para embalagens de cigarro (27/5/2008)
Fabiana Fregona

fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL579986-5598,00-GOVERNO+LANCA+NOVAS+IMAGENS+PARA+EMBALAGENS+DE+CIGARRO.html

27/05/2008
Iniciativa faz parte das comemorações do Dia Mundial sem Tabaco.
Ilustrações foram escolhidas após pesquisa com jovens de 18 a 24 anos.
Foto: Divulgação/Ministério da Saúde 
Divulgação/Ministério da Saúde
Imagem alerta para envelhecimento precoce (Foto: Divulgação/Ministério da Saúde)

O Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (Inca) lançaram, nesta terça-feira (27), novas imagens que deverão ser usadas em embalagens de cigarros. O evento faz parte das comemorações do Dia Mundial sem Tabaco buscar, que acontece no sábado (31). Segundo o Governo federal, as fotos e mensagens foram selecionadas com base em um estudo sobre o grau de aversão que a campanha pode alcançar.

 

A pesquisa, feita entre 2006 e 2008, mediu a reação de 212 jovens entre 18 e 24 anos, fumantes e não fumantes, de três faixas de escolaridade (ensino fundamental, médio e superior). As novas imagens foram consideradas mais aversivas, na comparação com as anteriores, aumentando o potencial de gerar uma atitude de afastamento do produto.

Os pesquisadores não incluíram imagens que funcionam como gatilhos para fazer o fumante ter vontade de fumar, como pessoas fumando, cinzeiros, isqueiros, cigarros acesos e embalagens do produto.

Entre as novas ilustrações, estão um bebê morto dentro de um cinzeiro, um coração que passa por cirurgia e é cheio de restos de cigarro e o cadáver de um tabagista em uma mesa de necrotério. A campanha também alerta para o risco de infarto, de impotência e o envelhecimento precoce.
     

O estudo feito com jovens foi desenvolvido pelo Inca, em parceria com os laboratórios de neurobiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e de neurofisiologia do Comportamento da Universidade Federal Fluminense (UFF), o Departamento de Artes e Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 
    

 Estratégia

Dados do governo indicam que quase 90% dos fumantes regulares começam a fumar antes dos 18 anos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o tabagismo buscar uma doença pediátrica.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil foi o segundo país a adotar imagens de advertência como estratégia para reduzir o número de fumantes jovens e adolescentes. Desde 2001, os fabricantes de produtos de tabaco são obrigados, por lei, a inserirem advertências sanitárias ilustradas com fotos nas embalagens. O Canadá foi o primeiro país a adotar medidas para conter o número de jovens fumantes.


A divulgação das imagens faz parte do Programa Nacional de Controle do Tabagismo. O governo afirma que houve redução da proporção de fumantes na população de 34,8%, em 1989, para 22,4%, em 2003.

       

Foto: Divulgação/Ministério da Saúde 
Divulgação/Ministério da Saúde
Imagens foram escolhidas após pesquisa com jovens (Foto: Divulgação/Ministério da Saúde)

O Ministério da Sáude informa que, a cada ano, o cigarro mata quase 5 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, são 200 mil vítimas. A dependência está associada a 90% dos casos de câncer de pulmão, 85% dos óbitos por enfisema pulmonar, 40% dos derrames cerebrais e 25% dos infartos fatais.   

Campanha

A OMS escolheu os jovens como principais alvos da campanha do Dia Mundial sem Tabaco de 2008. O tema do movimento é “Juventude livre do tabaco”. O objetivo é alertar a sociedade para as estratégias que a indústria do cigarro utiliza para atrair novos consumidores.

No Brasil, em 17 municípios estudados, o percentual de estudantes de 12 a 16 anos que já experimentaram cigarros varia, entre meninos, de 53%, em Fortaleza, a 28% em Salvador; e entre meninas, de 54%, em Porto Alegre, a 26% em Salvador.

Durante toda a semana, serão desenvolvidas diversas ações no país inteiro para chamar a atenção para o problema do tabagismo.

Nesta terça, além das novas imagens que deverão ser usadas em embalagens de cigarro, também será lançada uma campanha publicitária de combate ao fumo. Sob o conceito "Fique esperto, começar a fumar é cair na deles", as peças mostram para os jovens os meios que as indústrias usam para atrair novos clientes.  

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
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