Relatório da OMS sobre a Epidemia Global do Tabaco de 2019

 

 

Principais achados e considerações:

 

1. Sobre os produtos de tabaco aquecido (HTP, sigla em inglês para heat tobacco products), estas são as considerações do relatório:

  • Como as novas gerações desses produtos não estão no mercado há tempo suficiente, as evidências de seus impactos na saúde são escassas. Além disso, grande parte da ciência existente sobre esses produtos é gerada pela indústria e, portanto, enfraquecida pelo viés decorrente de um conflito de interesses.
  • O marketing dos produtos de tabaco aquecido é um dos maiores desafios para os esforços de controle do tabaco.  Os produtos são amplamente promovidos usando mensagens que afirmam explícita ou implicitamente que são alternativas mais seguras e menos tóxicas aos cigarros convencionais. Os fabricantes exploram a falta de um consenso claro sobre as formas específicas de dano causado por produtos de tabaco aquecido para confundir os consumidores e evitar regulamentações existentes e a introdução de novas regulamentações que abranjam esses produtos.
  • Uma alegação frequentemente feita pelos fabricantes é que o aerossol produzido a partir de HTPs contém quantidades menores de constituintes nocivos que a fumaça do cigarro e, portanto, é menos prejudicial à saúde. No entanto, frases como “provável causar menos danos” ou “com potencial para causar menos danos” não significam que o risco seja de fato reduzido.
  • Os HTPs produzem emissões tóxicas, sendo que muitas delas são semelhantes às encontradas na fumaça do cigarro.
  • Os usuários de HTP estão expostos às emissões tóxicas dos produtos e os não usuários também podem ser expostos de forma passiva.
  • Embora os níveis de alguns tóxicos sejam mais baixos nos HTPs que os encontrados nos cigarros convencionais, os níveis de outros são mais altos. Um nível mais baixo de alguns tóxicos não significa necessariamente uma redução nos riscos à saúde.
  • HTPs contêm nicotina, que é altamente viciante e está ligada a danos à saúde, principalmente em crianças, mulheres grávidas e adolescentes.
  • Os impactos a longo prazo na saúde causados pelo uso de HTP e a exposição a suas emissões permanecem desconhecidos. Atualmente, não existem evidências independentes suficientes sobre o risco relativo e absoluto. Estudos independentes são necessários para determinar o risco à saúde que esses produtos representam para usuários e fumantes passivos.

 

 

2. Sobre os cigarros eletrônicos (ENDS, sigla em inglês para electronic nicotine delivery system), estas são as considerações do relatório:

  • A OMS revisou extensivamente e resumiu as evidências disponíveis sobre os ENDS e considera que até o momento elas são inconclusivas. É importante observar que o ENDS é um grupo diversificado de produtos, contendo uma grande variedade de dosagens, sabores e emissões de nicotina.
  • Por isso, as características únicas de um tipo específico de ENDS - como conteúdo químico, fonte de calor ou como e onde é usado - desempenharão um papel importante em seus efeitos na saúde das pessoas. Uma determinação mais robusta dos efeitos do ENDS exigirá uma investigação vigorosa sobre os resultados de saúde de grandes grupos de usuários bem caracterizados por um longo período de tempo.
  • O nível específico de risco associado ao ENDS ainda não foi estimado conclusivamente, mas ele é indubitavelmente prejudicial à saúde.
  • A comercialização dos ENDS é fortemente direcionada aos jovens por meio do uso de várias estratégias, como o uso de aromas e ações publicitárias. Além dos conhecidos efeitos nocivos da nicotina no cérebro em desenvolvimento, ela é viciante e pode levar as pessoas, particularmente os jovens, a adotar outras formas de consumo de nicotina ou tabaco. Ademais, ao usar aromas e estratégias que atraem os jovens, as indústrias envolvidas na fabricação e comercialização de ENDS buscam expandir sua base de consumidores sob o pretexto de contribuir para a saúde pública.
  • Os ENDS também têm o potencial de prejudicar medidas existentes de controle do tabaco, por exemplo, isentando esses produtos da tributação ou permitindo seu uso em locais onde cigarros tradicionais não podem ser consumidos.
  • Desde a avaliação inicial da OMS das evidências sobre os riscos à saúde do ENDS, sua eficácia em ajudar as pessoas a parar de fumar e seu impacto no controle do tabaco, muitos artigos adicionais foram publicados. No entanto, dada a natureza diversa do ENDS e os muitos avanços no desenvolvimento de produtos desse tipo desde o início da pesquisa, ainda são necessárias mais evidências para a determinação de uma declaração conclusiva sobre seus impactos na saúde e potencial como ferramenta de cessação. Até então, existem vários fatores desconhecidos, o que significa que o ENDS não pode ser recomendado com segurança para o consumo.

 

Esses são produtos, portanto, que podem efetivamente servir como uma porta de entrada para o fumo convencional entre jovens e a renormalização do fumo na sociedade.

 

 





Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE