AMBEV MIRA MULHERES E JOVENS EM ANÚNCIOS NO FACE E NO INSTA

14.11.23


NÚCLEO

A Ambev tem investido, nos últimos meses, em anúncios segmentados de cerveja no Facebook e no Instagram para atingir os grupos mais vulneráveis a danos da bebida na saúde, especificamente mulheres e jovens entre 18 e 34 anos, de acordo com um levantamento do Núcleo com base na biblioteca de anúncios da Meta.

Segundo a última Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) do IBGE, de 2019, essas são as faixas demográficas em que o consumo de álcool mais cresce no Brasil.


É ✷ IMPORTANTE ✷ PORQUE...

Demografias com o maior índice de consumo abusivo no país, homens entre 25 e 34 anos e jovens entre 18 e 24, foram alvo do marketing direcionado da Ambev.

Mais vulneráveis a doenças associadas ao consumo de álcool e grupo com o maior avanço no consumo de bebida no país, mulheres de todas as faixas etárias também foram alvo desses anúncios.

Um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) destacou que o marketing de álcool direcionado a mulheres, jovens e bebedores pesados avançou e se beneficia de uma regulação frágil sobre publicidade nas redes sociais.

Falta transparência no impulsionamento de anúncios de bebidas alcoólicas nas plataformas digitais e esta reportagem apresenta dados concretos sobre a segmentação da indústria.


A análise só foi possível porque muitas dessas peças de publicidade, inadvertidamente, receberam na plataforma da Meta um rótulo destinado a anúncios com “temas sociais, eleições ou política”, os quais automaticamente são expostos com detalhes sobre público-alvo e valores na biblioteca de anúncios (esses rótulos são auto-declarados).

Com isso, o Núcleo conseguiu ver informações sobre alcance, gastos e público-alvo desses anúncios, mesmo que alguns não tenham correlação com temas sociais. Só a Skol, por exemplo, teve como conteúdo de cunho social publis num total de R$420 mil relacionadas ao Zé Delivery, app de entregas da companhia.

A Ambev diz ter realizado “duas grandes ações institucionais focadas em sustentabilidade e impacto social neste ano”, mas não explicou como anúncios sem relação a esses temas foram parar na página de transparência da plataforma.

Procurada, a Meta também não respondeu por que essas campanhas receberam essa classificação ou se isso foi algum tipo de falha.

Nota enviada pela Ambev

 

Especialistas consultados pela reportagem estranharam o uso desse selo para os anúncios, já que as regras da rede social não prevêem o uso dessa classificação para conteúdos de bebidas ou delivery.

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