Antitabagistas repudiam indicação de ex-diretor da Souza Cruz para o STJ

15.06.23


Metropoles

A Associação de Controle do Tabagismo, Promoção da Saúde e dos Direitos Humanos (ACT) elaborou uma nota de repúdio contra a possível indicação de Márcio Fernandes, advogado ligado ao setor do tabaco, ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

“A preocupação decorre da trajetória profissional do candidato, que dedicou os últimos 27 anos da sua vida profissional unicamente à indústria do tabaco, ocupando cargos jurídicos e de confiança em um setor da economia que se pauta pela falta de ética e pela ausência de compromisso com a vida e a saúde de fumantes e não fumantes”, diz o documento elaborado pela entidade.

A ACT diz que a articulação pela indicação parte do lobby da indústria do tabaco e diz que a indicação do advogado pode gerar um conflito de interesses, se for escolhido para a vaga.

A OAB se reúne para elaborar a lista sêxtupla em 19 de junho, e o Superior Tribunal de Justiça seleciona, entre eles, três indicados. Depois disso, a palavra final sobre a nomeação cabe ao presidente Lula, que escolherá quem nomear.




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE