Cigarro eletrônico faz tão mal ao coração quanto o comum, sugerem estudos

11.11.19


O Globo

SÃO PAULO — Um comunicado da Associação Americana do Coraçãodistribuído hoje anuncia a publicação de dois estudos indicando que cigarros eletrônicospodem ser tão nocivos para asaúde cardíaca quanto oscigarros convencionais.

Os trabalhos, que acompanharam usuários do produto eletrônico e os compararam com fumantes de tabaco queimado, concluiu que indicadores de saúde do coração foram igualmente deteriorados nos dois casos, e em algumas instâncias o cigarro convencional se mostrou menos prejudicial.

"Os resultados indicam que o uso de cigarros eletrônicos é associado à disfunção coronária vascular persistente mesmo em repouso, na ausência de estresse fisiológico", afirmou Florian Rader, médico do Cedars-Sinai Medical Center, que coordenou o estudo em Los Angeles."Cigarros eletrônicos podem provocar tanto dano quanto o cigarro convencional, e potencialmente até mais, especialmente para pacientes sob risco de doenças vasculares."

A pesquisa não avaliou o impacto dos usuários em saúde pulmonar ou seu impacto no câncer, que vem sendo abordados em outros trabalhos.

Um dos estudos cardíacos, que serão apresentados no encontro científico anual da associação no próximo fim de semana na Philadelphia, concluiu que o nível de colesterol nocivo (LDL) se mostrou alto em fumantes de cigarro eletrônico.

O trabalho, liderado pela Universidade de Boston, monitorou a saúde de 476 voluntários divididos em 3 grupos (45 fumantes de cigarros eletrônicos, 285 fumantes de tabaco normal e 52 consumidores de ambos os produtos). Uma das conclusões que já podem ser tiradas do acompanhamento é a de que os fumantes que misturam os dois tipos de cigarro não estão se beneficiando, e seu nível de colesterol bom (HDL) também continua baixo.

Outro estudo analisou fluxo sanguíneo de 19 voluntários logo após estes terem consumido cigarros eletrônicos ou convencionais. Submetidos tambem a um exercício moderado de força do punho, os indivíduos que tinham fumado cigarro eletrônico tiveram um desempenho de circulação pior do que aqueles que tinham usado o tabaco comum.

https://oglobo.globo.com/sociedade/cigarro-eletronico-faz-tao-mal-ao-coracao-quanto-comum-sugerem-estudos-1-24074377




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE