Com venda proibida no Brasil, cigarro eletrônico é ofertado no Mercado Livre

20.05.19


Paula Soprana, Folha de São Paulo, Joana Cunha

Site afirma que anúncios irregulares são passíveis de penalidade

Enquanto avança o grupo de trabalho criado pelo Ministério da Justiça para estudar um alívio no imposto dos cigarros fabricados no Brasil, incomodando organizações antitabagistas, o comércio de cigarros eletrônicos também entra na mira do ativismo de combate ao fumo. A venda do dispositivo é proibida pela Anvisa, mas consumidores brasileiros hoje compram o produto com facilidade em sites de comércio eletrônico legalizados, como Mercado Livre.

Barato Há dezenas de ofertas no marketplace, a maioria inclui produtos da China. Conhecido também como e-cigarette, o vaporizador tem comércio, importação e propaganda vedados no Brasil desde 2009 porque a Anvisa não garante a segurança.

Bituca Nos EUA, o setor médico pressiona a FDA, agência regulatória para alimentos e medicamentos, por regras restritivas ao uso de e-cigarettes, crescente entre os jovens americanos.

Filtro Procurado, o Mercado Livre nega que haja flexibilização de sua parte e diz que anúncios irregulares são passíveis de penalidade. "Diante de denúncia, os anúncios são analisados, podem ser removidos e os usuários infratores podem ter cadastro inabilitado", disse em nota. Flashback Voltou a circular entre jornalistas americanos uma carta enviada em 2017 ao presidente dos EUA, Donald ​Trump, pela associação de pecuaristas locais R-Calf USA pedindo investigação sobre a atuação da JBS no país. 

Com Paula Soprana

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painelsa/2019/05/com-venda-proibida-no-brasil-cigarro-eletronico-e-ofertado-no-mercado-livre.shtml




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE