[FACT SHEET] Diversificação de Áreas Cultivadas com Tabaco

03.08.23


ACT Promoção da Saúde

Acesse os destaques dos estudos no fact sheet.

O Brasil é o 3.° maior produtor de folha de tabaco do mundo (e o 1.° em exportação). De um lado, nas lavouras de fumo majoritariamente ocupadas por agricultores em pequenas propriedades familiares, o perfil dos trabalhadores é muito desigual. A maioria vive sob condições precárias. Do outro lado, o Brasil dedica a mesma quantidade de hectares para sua produção que de todos os vegetais em conjunto.  

Essas análises fazem parte de dois estudos encomendados pela ACT Promoção da Saúde à bióloga Juliana Lehmen e ao economista Valter Palmieri Júnior, por ocasião do tema escolhido para as mobilizações do Dia Mundial Sem Tabaco de 2023: Precisamos de alimentos, não de tabaco. As notas técnicas mostram a urgência de retomar e colocar em prática a ótima oportunidade do Programa Nacional de Diversificação de Áreas Cultivadas com Tabaco (PNDACT), estabelecido a partir da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco (OMS).

Acesse os destaques dos estudos no fact sheet.




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE