Jovem é submetido a transplante inédito dos pulmões por conta do uso de cigarro eletrônico

14.11.19


Galileu

Médicos do Hospital Henry Ford, nos Estados Unidos, realizaram o primeiro transplante duplo de pulmões do país por consequência do vaper, também conhecido como cigarro eletrônico. O paciente, de 17 anos, sofreu uma lesão grave no órgão causada após o uso intenso do dispositivo. 

O jovem, que não teve a sua identidade revelada, deu entrada no hospital pela primeira vez aos 16 anos. Ele apresentava dor no peito e dificuldade para respirar, sintomas comuns da evali – como é chamada a doença ocasionada pelo uso dos vapers. 

Os médicos realizaram uma tomografia de seus pulmões, a qual indicou uma extensa inflamação e cicatrizes no tecido pulmonar. Segundo eles, as áreas do órgão que contêm ar geralmente aparecem na cor preta na tomografia; no paciente, entretanto, quase não havia regiões escuras. 

Na verdade, os profissionais notaram manchas de tecido morto nos dois pulmões do jovem, o que sinalizou que o dano causado pelo cigarro eletrônico era irreversível. 

O adolescente ficou aclopado a uma máquina ECMO, que oferece oxigenação, por mais de um mês antes da operação. "Ele não teria sobrevivido sem o equipamento", disse Hassan Nemeh, cirurgião do Hospital Henry Ford. Sua condição era tão delicada que ele foi colocado no topo da lista de transplantes de pulmões dos EUA — onde um sistema de pontuação determina a urgência do transplante.

A cirurgia ocorreu no dia 15 de outubro e demorou cerca de seis horas. Agora, o jovem já consegue respirar sem apoio da máquina e está fazendo fisioterapia para recuperar sua força física. Os médicos acreditam que ele precisará de meses para ficar bem totalmente, e ainda terá que seguir medidas específicas ao longo da vida para manter a saúde em dia. 

De acordo com familiares, o adolescente era atleta e saudável, mas agora está "incubado com dois novos pulmões". Eles esperam que o caso sirva de alerta para outras pessoas. 

Desde março, os EUA já registaram mais de 2 mil casos de lesão pulmonar associada a cigarros eletrônicos, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). "É uma doença sem sentido e totalmente evitável", afirmou Nemeh. "Nosso paciente teria enfrentado a morte certa se não fosse o transplante de pulmões."




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE