'Língua de vape': dentista fala sobre efeitos dos cigarros eletrônicos na boca

27.07.23


O Globo

Nos últimos anos, o cigarro eletrônico ou vape, ganhou popularidade, em especial entre jovens. Entretanto, a medida que o uso desses dispositivos comercializados como uma alternativa ao cigarro tradicional se torna mais comum, os problemas também aparecem. O mais recente deles é a "língua de vape".

 

 

Em um vídeo compartilhado no TikTok, o dentista britânico Dr. Stewart explicou que a "língua de vape" ocorre diante do uso intenso desse dispositivo. Os sintomas incluem língua dormente e perda de paladar.

— A língua de vape é quando você começa a perder o paladar porque está fumando muito, e isso está realmente aumentando por causa da popularidade desses vapes descartáveis ​​que têm todos esses sabores ridículos — alerta Stewart, na rede social.

 

 

De acordo com a Fisher Pointe Dental, clínica especializada em odontologia nos Estados Unidos, o vape também pode causar um "nariz entupido e afetar negativamente sua capacidade de sentir cheiros, o que anda de mãos dadas com a capacidade de saborear".

A boa notícia é que assim há redução do uso, o paladar retorna. Outro sintoma associado ao uso de vape, segundo o dentista, é a "desidratação", acrescentando que as pessoas devem beber mais água para se livrar da boca seca.

— Limpe a língua, escove os dentes, passe fio dental, use raspador de língua — recomenda.

 

https://oglobo.globo.com/saude/medicina/noticia/2023/07/27/lingua-de-vape-dentista-fala-sobre-efeitos-dos-cigarros-eletronicos-na-boca.ghtml




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE