Município do Rio participa da 17ª Conferência Mundial sobre Tabaco ou Saúde

09.03.18


Prefeitura do Rio de Janeiro

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS-Rio) marca presença nesta sexta-feira na 17ª Conferência Mundial sobre Tabaco ou Saúde (WCTOH), na Cidade do Cabo, na África do Sul. Com o tema “Unir o mundo para uma geração livre de tabaco”, o evento reúne pesquisadores, acadêmicos, organizações não governamentais, sociedade civil, cientistas, profissionais de saúde e funcionários públicos que trabalham em todos os aspectos do controle do tabaco em mais de cem países.

A participação da SMS-Rio na Conferência é parte também de um plano de trabalho da secretaria que fortalece ações para a diminuição do uso de tabaco, apoiada a partir deste ano pelo projeto Parceria Cidades Saudáveis, da Bloomberg Philantropies. Trata-se de uma rede global de cidades comprometidas com a redução de doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e com o apoio da Vital Strategies.

O Rio de Janeiro está entre as 54 cidades do mundo no projeto Parceria Cidades Saudáveis, no combate às doenças crônicas, com o olhar específico para o tabagismo. Esse projeto vem fortalecer os esforços da SMS para a promoção do autocuidado e bons hábitos de vida, como não fumar, praticar atividades físicas e adotar uma alimentação adequada.

Parceria por cidades saudáveis

A Prefeitura da Cidade do Rio, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), ingressou este ano na Parceria por Cidades Saudáveis da Bloomberg Philantropies, uma rede global de cidades comprometidas com a redução de doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o apoio da Vital Strategies, organização parceira na implementação do projeto. A proposta está sendo desenvolvida em 54 cidades do mundo, três delas do Brasil: Rio de Janeiro, São Paulo e Fortaleza. Nas Américas, apenas o município do Rio irá trabalhar com o tema controle do tabagismo, único fator de risco comum aos quatro principais grupos de DCNTs: doenças circulatórias, respiratórias, câncer e diabetes.

A iniciativa busca estratégias para prevenção das DCNTs, responsáveis por mais de 70% das mortes no Brasil. No Rio, o projeto conta também com o apoio da ACT Promoção da Saúde, e o principal objetivo é reforçar a lei de ambientes 100% livres de fumo e a restrição do marketing de cigarros nos pontos de venda, importantes medidas de prevenção ao tabagismo. A parceria envolve a realização de treinamentos para profissionais da Vigilância Sanitária, sensibilização de representantes de hotéis, bares e restaurantes, além de campanha junto à população sobre os efeitos nocivos do tabaco e as vantagens de uma vida sem cigarro.

A Secretaria Municipal de Saúde conta com Programa de Controle do Tabagismo há mais de 20 anos. Implantou ambientes livres de fumo nacidade; oferece tratamento para fumantes em todas as Unidades de Saúde e desenvolve campanhas para prevenir a iniciação de jovens e estimular fumantes a deixarem de fumar.




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE