OMS aplaude decisão da AGU de abrir ação contra empresas de cigarro

28.05.19


Jamil Chade, UOL

Publicado em 24/05/2019

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aplaude a decisão da Advocacia-Geral da União (AGU) de abrir um processo contra as maiores fabricantes de cigarros do Brasil, pedindo para que as multinacionais paguem pelos gastos da rede pública de saúde com tratamentos de doenças causadas pelo tabaco. As informações foram divulgadas pela AGU. De acordo com a ação, "o pedido abrange os gastos da União nos últimos cinco anos com o tratamento de pacientes com 26 (vinte seis) doenças cuja relação com o consumo ou simples contato com a fumaça dos cigarros é cientificamente comprovada'".

De acordo com a AGU, "são alvo da ação as maiores fabricantes de cigarros do Brasil: Souza Cruz LTDA, Philip Morris Brasil Indústria e Comércio LTDA e Philip Morris Brasil S/A, que juntas detêm aproximadamente 90% do mercado nacional de fabricação e comércio de cigarros, e suas controladoras internacionais (British American Tobacco PLC e Philip Morris International)". Num comunicado, a OMS "aplaudiu a ação do governo em pedi compensações pelos custos sociais e económicos do sofrimento e para a saúde, resultantes das doenças causadas pelo tabaco". Para a OMS, "o tabaco é uma das maiores ameaças de saúde pública que o mundo jamais enfrentou, matando mais de 7 milhões de pessoas por ano". Na avaliação da entidade, o cigarro "aumenta dramaticamente o custo da saúde, e seu impacto sobre a sociedade".

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

https://jamilchade.blogosfera.uol.com.br/2019/05/24/oms-aplaude-decisao-da-agu-de-abrir-acao-contra-empresas-de-cigarro/




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE