Venda de cigarros: regras brasileiras são usadas em outros países

17.01.18


Portal do Brasil

Entre as mudanças estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), há a necessidade de maior distância entre os cigarros e aqueles produtos que são destinados às crianças, como doces. Também fica proibido usar recursos de marketing, como cores e sons que chamem a atenção para as vitrines onde os cigarros serão oferecidos. 

Conheça mais quatro países em que restrições já foram feitas ao comércio do produto. Nos exemplos, a venda é feita sob o balcão, fora do ponto de vista dos consumidores, segundo a Aliança de Controle do Tabagismo (ACT).

 Austrália

Austrália

Por lá, a proibição da exposição de varejo vale atualmente em todos os estados e territórios, com exceção de tabacarias especializadas.

Canadá

Canadá

A proibição da exibição agora está em vigor para todas as províncias e territórios canadenses. A legislação mais recente, de janeiro de 2010, entrou em vigor em Labrador e Terra Nova.

Inglaterra

Inglaterra

A proibição de exibição de varejo para grandes lojas inglesas (mais de 280 m²) entrou em vigor em 6 de abril de 2012. Para lojas menores, em 6 de abril de 2015.

Islândia 

Islândia

Em 2001, a Islândia tornou-se o primeiro país no mundo a implantar a proibição de exibição de tabaco em loja.

Fonte: Governo do Brasil, com informações da Agência Brasil, da ACT e do Inca




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE