Atividade Física

A ACT Atividade Física é a área da ACT Promoção da Saúde focada em acompanhar, apoiar e promover políticas públicas que contribuam para a redução de doenças e mortes causadas pelo sedentarismo.

O sedentarismo é um importante fator de risco para as doenças crônicas não transmissíveis, ao  lado do tabagismo, do alcoolismo e da alimentação baseada em produtos ultraprocessados.   Seu risco é comparável ao do tabagismo.

A prática regular de atividade física está associada à redução de doenças do coração, ao risco de hipertensão arterial, de acidente vascular cerebral, da síndrome metabólica, de diabetes tipo 2, de câncer de mama, câncer de colo de útero, câncer de próstata, de depressão e de quedas em idosos.

Pessoas ativas aumentam a aptidão cardiorrespiratória, força muscular,  flexibilidade, melhoram o perfil corporal com redução da gordura corporal, aumentam a função cognitiva, mantendo,  em última análise, a autonomia funcional por mais anos.  

Ainda que a implantação do Programa Academia da Saúde, prevista no Plano Nacional, tenha sido um importante avanço, deve-se pontuar a necessidade de expansão e avaliação do programa. Várias outras ações para promover a atividade física propostas no plano nacional necessitam ser implantadas ou expandidas, especialmente a reformulação dos espaços urbanos, tornando-os mais saudáveis, com destaque para o Programa nacional de calçadas saudáveis, construção e reativação de ciclovias, parques, praças e pistas de caminhadas

As principais recomendações de especialistas são para que sejam realizados ao menos 150 minutos de atividade física de intensidade moderada por semana ou 75 minutos de atividade físicas intensas.   

 




Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE