10 campanhas impactantes para o Dia Mundial sem Tabaco

31.05.19


Leonardo Araújo, PropMark

Reprodução

No Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado nesta sexta-feira (31), o Brasil tem motivos para comemorar. Dados do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) revelam que, em 2018, 9,3% dos brasileiros afirmaram ter o hábito de fumar. Em 2006, ano da primeira edição da pesquisa, esse índice era de 15,6%. Nos últimos 12 anos, a população entrevistada reduziu em 40% o consumo do tabaco, o que reforça a tendência nacional observada, ano após ano, de queda constante desse hábito nocivo para a saúde.

Apesar dos números, muitos ainda seguem fumando. Pensando nisso, PROPMARK relembra abaixo 10 campanhas impactantes para o Dia Mundial sem Tabaco.

Confira:

Tumor
Em 2012, o Serviço Nacional de Saúde britânico criou um anúncio polêmico contra o fumo. Durante o filme, um tumor cresce no próprio cigarro.

 

Pele
O cigarro não custa apenas dinheiro. Há muito mais envolvido, como mostra este filme da Food and Drug Administration, agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos.

 

O fim
Este filme da Quit UK mostra que o fim de quem fuma está muito mais perto do que parece.

 

Saco de mortos
A CP+B criou uma ação impactante. Neste case feito para a The Truth Iniciative, organização dedicada a "tornar o uso de tabaco uma coisa do passado”, a agência decidiu colocar "cadáveres" na frente de um prédio de uma grande empresa tabagista.

 

Uma conta imoral
"Com a indústria do cigarro, o Brasil está no prejuízo." Este é o conceito da campanha #ContaDoCigarro, apresentado em filme de 60” pelo médico Drauzio Varela com a ACT Promoção da Saúde. Quem assina a campanha é o consórcio Mind The Gap/365. 

 

Voz
Neste anúncio de 1996, Debi Austin relata sua luta para parar de fumar mesmo depois de ter sua laringe removida. A realização do anúncio levou-a a parar de fumar e contar sua história a milhares de crianças e adultos da Califórnia. Infelizmente, Debi faleceu em fevereiro de 2013 depois de enfrentar vários cânceres relacionados ao tabaco por mais de 20 anos.

 

Dica
Este filme impactante do Centro de Controle e Prevenção de Doenças mostra a dica mais importante que alguém que foi vítima do cigarro pode dar: pare. "Não fume. E se você fumar, pare. Continue tentando até conseguir", diz a protagonista Terrie, que morreu aos 53 anos, pouco depois de filmar este anúncio.

 

Renata e Euclides
Esta campanha do Ministério da Saúde contra o tabagismo chocou muitas pessoas. Os vídeos contam a história de Renata e Euclides e foram criados pela Master Comunicação.

 

 

Máquina da Vida
Por meio de uma escala na qual 1 cigarro equivale a 11 minutos a mais de vida, o SBT premiou jovens de uma universidade de São Paulo com brindes relativos ao tempo que eles ganharam deixando de fumar.

A ação, chancelada pela plataforma SBT do Bem, foi criada pela agência Publicis Brasil e produzida pela Publicis Dialog, agência da emissora à época.

Coração quebrado
Por fim, vale lembrar a impactante campanha da Nova S/B para a OMS (Organização Mundial de Saúde) lançada em 2018 e que lembra: o fumo destrói corações.

http://propmark.com.br/mercado/10-campanhas-impactantes-para-o-dia-mundial-sem-tabaco




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE