Atividade física reduz pela metade o risco de desenvolver diabetes

30.01.23


Folha de São Paulo

SÃO PAULO

Uma nova pesquisa concluiu que a prática de atividade física reduziu em 50% os riscos de aparecimento de diabetes em comparação com pessoas que não adotavam um estilo de vida com exercícios.

Segundo os autores do estudo publicado nesta segunda (30) na revista Jama, já existem evidências das vantagens dos exercícios associados a uma alimentação saudável na redução das chances de se ter diabetes tipo 2. Mas a nova pesquisa procurou entender o efeito isolado das atividades físicas.

Mulher se exercita
Mulher faz atividade física em parque público. Exercícios são essenciais para controle da obesidade - World Obesity Federation

A primeira fase da pesquisa foi composta por 208 participantes com obesidade que adotaram diferentes rotinas de atividades físicas. Um desses grupos foi exposto a uma rotina intensa de exercícios físicos por um ano. Outro grupo foi formado por pessoas que adotaram exercícios físicos de forma moderada. Por último, alguns participantes não foram submetidos a uma rotina de atividades físicas.

A rotina de exercícios físicos foi focada em atividades aeróbicas. Por um ano, os participantes eram supervisionados por profissionais para manter o hábito de exercícios físicos. A dieta, no entanto, não deveria ser alterada.

Após esse primeiro ano, os participantes foram aconselhados a manter a rotina de atividades físicas, mesmo sem terem supervisão direta. Os pesquisadores, então, acompanharam a incidência de diabetes, peso dos participantes e circunferência abdominal em dois períodos: após dois anos da primeira fase do estudo e depois de dez anos.

 
 
PUBLICIDADE
 

Nem todos os participantes continuaram nessas outras fases dos estudos. No total, 195 tiveram seus dados coletados para observar as alterações dois anos após a primeira fase e 179 estiveram no acompanhamento que ocorreu dez anos depois.

Após dez anos do início da pesquisa, observou-se que a incidência da doença no grupo que não realizava atividades físicas era cerca de 4 casos a cada 100 pessoas por ano. Para aqueles que tinham uma rotina intensa e moderada de exercícios, a taxa era aproximadamente a metade: 2 casos a cada 100.

Segundo os autores, a redução de cerca de 50% nos índices de diabetes tipo 2 nesses participantes pode ter associação com uma melhora no controle da obesidade. Já se sabe que o excesso de peso é um fator de risco importante para o aparecimento da diabetes. Ao realizar atividade física, esse aspecto é controlado de forma mais adequada, diminuindo as chances de ter diabetes.

"Nossos resultados são favoráveis ao exercício físico como um esquema eficaz para o controle da obesidade a fim de retardar a progressão para diabetes tipo 2", afirmam no artigo.

 

https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2023/01/atividade-fisica-reduz-pela-metade-o-risco-de-desenvolver-diabetes.shtml




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE