Carta ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, sobre reunião-almoço com representantes da indústria do tabaco

20.08.21


ACT Promoção da Saúde

A ACT Promoção da Saúde, o Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (CETAB/ENSP/FIOCRUZ) e a União Internacional Contra a Tuberculose e Doenças Respiratórias - Departamento de Controle do Tabaco para a América Latina assinaram carta conjunta ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, apresentando dados sobre o prejuízo do tabagismo à saúde e à economia. A carta alerta sobre as consequências de sua participação em evento organizado pela indústria do tabaco, conforme noticiado, nesta sexta-feira(20).

Controversamente, o evento patrocinado pela Philip Morris Brasil, pela BAT Brasil e JTI tinha como tema “Avançar para o Crescimento: desafios e oportunidades para qualificar a infraestrutura no Rio Grande do Sul”. O estado é o maior produtor de tabaco no país.

O documento chama a atenção sobre a estratégia da indústria do tabaco de se aproximar de tomadores de decisão, como autoridades públicas, para promover e trazer uma imagem positiva de produtos que, na realidade, matam 2 de cada 3 usuários, e têm um enorme custo para a sociedade.

Leia a carta na íntegra.




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE