Cigarro, que foi banido da publicidade, ganha status de estrela de cinema em Cannes

20.07.21


Folha de São Paulo

Penetra numa festa de casamento, Julie (personagem que deu a Renate Reinsve o prêmio de melhor atriz em Cannes neste ano) conhece Eivind. Decididos a não trair seus parceiros, mas irresistivelmente atraídos um pelo outro, começam um jogo de aproximação até o limite da fidelidade, nunca ultrapassado.

Contam segredos íntimos, dividem o banheiro, dançam, chegam a milímetros de distância e, numa das cenas mais marcantes de “A Pior Pessoa do Mundo”, fumam o mesmo cigarro, soprando a fumaça lentamente de uma boca a outra.

Banido da publicidade e, em muitos países, de locais fechados, bares, restaurantes, o tabaco continua firme como ferramenta na construção de cenas cinematográficas.

Em 20 dos 24 filmes que concorreram à Palma de Ouro deste ano, personagens principais acendem cigarros, com frequência em passagens cruciais.

O isqueiro só tira folga em “Benedetta”, filme sobre uma freira lésbica do século 17 contado pelo holandês Paul Verhoeven, “Memoria”, viagem fantástica do tailandês Apichatpong “Joe” Weerasethakul, nos entrelaçamentos familiares de “Tre Piani”, do italiano Nanni Moretti, e no drama “Tout S’Est Bien Passé”, do francês François Ozon.

A disseminação das cenas tabagistas não aconteceu por acaso, mostra um relatório do departamento de cardiologia da Universidade da Califórnia em São Francisco, que analisou mais de 1.500 documentos previamente secretos da indústria do tabaco.

Além de arma para recrutar e reter fumantes, os fabricantes viam as cenas cinematográficas como forma de manter sua aceitabilidade social e fortalecer sua posição política.

“Fumar está sendo considerado fora de moda e prejudicial à saúde. Devemos usar todos os meios para reverter essa tendência”, dizia um discurso de 1983 da presidência da Phillip Morris International, que integra o relatório da universidade americana.

Leia a reportagem completa:

https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2021/07/cigarro-que-foi-banido-da-publicidade-ganha-status-de-estrela-de-cinema-em-cannes.shtml




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