Declaração conjunta de organizações da sociedade civil da América Latina na reunião do Comitê de Negociação Intergovernamental das Nações Unidas sobre Poluição Plástica

30.05.23


A ACT Promoção da Saúde e outras 20 organizações da sociedade civil da América Latina presentes no evento assinaram uma declaração conjunta pedindo uma série de medidas contra a poluição plástica durante a reunião do Comitê de Negociação Intergovernamental sobre Poluição Plástica no final de maio, na sede da Unesco, em Paris. O evento teve representantes de mais de 175 países, de organizações não-governamentais e de setores produtivos. O objetivo principal é avançar na definição de um tratado contra a poluição por plástico, uma séria ameaça ambiental global. 

Segundo a Organização das Nações Unidas, se nada for feito, a quantidade de resíduos plásticos que entram nos ecossistemas aquáticos pode quase triplicar ao longo das próximas décadas, saindo de 14 milhões de toneladas por ano, em 2016, para 37 milhões até 2040. 

Bitucas de cigarro, garrafas de refrigerantes e outras embalagens de produtos ultraprocessados são alguns exemplos de rejeitos que impactam negativamente o meio ambiente e causa de poluição dos oceanos.

Leia a declaração conjunta.

 


 




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE