Estudo da Fiocruz engavetado pelo governo revela que consumo de opiáceos é maior do que o de crack no Brasil; veja a íntegra

01.06.19


Audrey Furlaneto, Folha de São Paulo

RIO - Enquanto o governo endurece as políticas para drogasilícitas, deixa de olhar para uma substância cujos índices despontam no país: os opiáceos. Derivados do ópio e usados em medicamentos para dor, eles aparecem com índices maiores que os do crack, por exemplo, no 3ª Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas pela População Brasileira (Lnud). No estudo, feito pela Fundação Oswaldo Cruz ( Fiocruz ) — que está no centro de um impasse entre o governo, que o engavetou, e a comunidade científica —, lê-se que 4,4 milhões de brasileiros já fizeram uso de opiáceo uma vez na vida, ou 2,9% da população.

O número é muito superior ao dos brasileiros que declaram já ter usado crack na vida — estes são 0,9% da população, ou 1,393 milhão de pessoas. Os dados devem ser comparados com cautela, segundo pesquisadores. O uso do crack se dá sobretudo em cena aberta (a maioria dos usuários está em situação de rua), e a pesquisa da Fiocruz usou a metodologia do inquérito domiciliar, em que o sujeito responde face a face a uma entrevista. Quanto ao opiáceo, a pesquisa se refere à substância como medicamento não-prescrito, ou seja, comprado e consumido de forma ilícita. A maioria dos usuários de crack está em situação de rua, e a pesquisa da Fiocruz usou o inquérito domiciliar, em que o sujeito responde em casa à entrevista. Foram feitas 16 mil entrevistas em 351 cidades brasileiras.

 

— Não se trata de um percentual alto (2,9% na vida), se comparado com os Estados Unidos, onde de fato há uma epidemia de opióides. Mas temos que prestar atenção porque os opiáceos são substâncias com alto potencial de gerar dependência. É preciso monitorar esses dados com frequência para que sejam criadas políticas públicas de prevenção efetivas — diz a psiquiatra Nicola Worcman, especialista no tratamento de dependentes de álcool e drogas .

Ela completa:

— O último boom de opioide nos EUA começou de 2013 para cá, ou seja, não dá para esperar cinco anos para fazer outro levantamento sobre uso de drogas, como se dá no Brasil. 

A pesquisa da Fiocruz foi concluída em 2017 e, desde então, não se tornou pública. O GLOBO teve acesso à íntegra do documento que, segundo o Ministério da Justiça, órgão que encomendou o trabalho, não pode ser “reconhecido” pelo governo porque não teria cumprido a exigência de comparabilidade com estudos anteriores (de 2001 e 2005), feita no edital de R$ 7 milhões que custeou o estudo. Em resposta, a Fiocruz já apresentou dois suplementos oferecendo comparações, alertando, no entanto, que estavam distantes da chamada “comparação ótima” — algo impossível, já que os estudos adotam amostras distintas.

Para especialistas, porém, o engavetamento da pesquisa só se explica por um motivo: ela não confirma que o Brasil vive uma “epidemia de drogas ”, como costuma repetir o ministro da Cidadania, Osmar Terra. Procurado pela reportagem para comentar os dados do estudo, ele informou que não iria se pronunciar. Em entrevista ao GLOBO na semana passada, disse que “não confia” nas pesquisas da Fiocruz . Afirmou que andou “nas ruas de Copacabana, e estavam vazias” e que “se isso não é uma epidemia de violência que tem a ver com drogas”, ele “não entende nada”.

 

O estudo, de fato, não confirma a caminhada do ministro por Copacabana. Só 0,1% dos brasileiros usaram crack no mês anterior à pesquisa. O índice é bem maior quando se trata de álcool: 30,1%.

— A pesquisa realmente desconstrói esse pânico que o governo tenta criar em torno do crack e das drogas ilícitas. Não que não seja um problema. Precisamos olhar para os números do crack e pensar em políticas públicas. Mas o governo nega a ciência para defender um discurso catastrófico que alimenta a defesa da abstinência e, logo, a indústria da internação — diz o psiquiatra Dartiu Xavier, coordenador do Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes da Unifesp.

Doutor em Neurociência, o biomédico Renato Filev afirma que “ao censurar a pesquisa, o governo priva o país de números importantes para balizar políticas públicas”.

— Não se pode promover um debate científico porque a opção do governo é o obscurantismo, a anticiência. Está se apostando na impressão pessoal — lamenta Filev, pesquisador do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid).

 

 

Opiáceos: sem receita e mais usados que o crack

 

OPIÁCEOS

Percentual de uso de medicamento a base de opiáceo não prescrito

Na vida

2,9%

100%

(4,4 milhões)

Nos últimos 12 meses

1,4% 

(2,1 milhões) 

Nos últimos 30 dias

0,6% 

(902 mil) 

 

Derivados do ópio e vendidos como medicamento para dor, os opiáceosapontados na pesquisa são os vendidos sem prescrição médica, ou seja, ilegalmente. Chama a atenção o percentual de pessoas que dizem já ter feito uso na vida — maior do que o índice do crack, por exemplo.

 

 

— Os dados mostram que a gente precisa pesquisar o tamanho do problema dos opioides no Brasil — afirma a psiquiatra Nicola Worcman.

Álcool: a droga mais consumida do Brasil

 

ÁLCOOL

Percentual de brasileiros que declaram ter consumido bebidas alcoólicas 

Na vida

66,4%

(101,6 milhões) 

Nos últimos 12 meses

43,1% 

(65,9 milhões)

Nos últimos 30 dias

30,1% 

(46 milhões)

 

Se 9,9% dos brasileiros declaram já ter usado alguma droga ilícita uma vez na vida, o percentual é muito maior quando se trata de álcool : 66,4%. Não à toa é a droga que mais preocupa especialistas. Para Leon Garcia, do Instituto de Psiquiatria da USP, é preciso criar políticas para regular o consumo a partir da pesquisa:

— Os dados aqui poderiam empurrar projetos parados no Congresso, sobre, por exemplo, a regulação da propaganda de cerveja no país.

Cigarro: fumo em queda na última década

 

CIGARRO

Percentual de pessoas que consumiram cigarros industrializados

Na vida

33,5%

100%

(51,2 milhões) 

Nos últimos 12 meses

15,4% 

(23,4 milhões)

Nos últimos 30 dias

13,6% 

(20,8 milhões)

 

No levantamento feito em 2005, 18,4% dos entrevistados declararam que tinham feito uso de tabaco no último mês. Já na pesquisa da Fiocruz, a taxa é de 14,2% (considerando-se só os municípios grandes, como no estudo de 2005). Quando se trata da amostra geral da pesquisa vetada pelo governo, a taxa é de 13,6%.

A redução no consumo de cigarro , ainda que pequena segundo especialistas, é fruto de medidas como a proibição das propagandas de cigarro.

Maconha: a campeã entre as substâncias ilícitas

 

MACONHA

Percentual de pessoas que consumiram maconha

Na vida

100%

7,7%

(11,7 milhões) 

Nos últimos 12 meses

2,5% 

(3,8 milhões)

Nos últimos 30 dias

1,5% 

(2,2 milhões)

 

Entre as drogas ilícitas, é a mais consumida (7,7% já usaram uma vez na vida), seguida da cocaína e do crack.

— A maconha é a substância ilícita mais consumida no mundo. Dos 275 milhões de usuários de drogas ilícitas, a maconha é consumida por quase 180 milhões — diz Renato Filev, pesquisador do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid). — Ser a substância ilícita mais usada no Brasil não é espanto.

 

Cocaína: segunda no ranking das ilegais no país

 

COCAÍNA

Percentual de pessoas que consumiram cocaína

Na vida

3,1%

(4,6 milhões)

100%

Nos últimos 12 meses

0,9% 

(1,3 milhão)

Nos últimos 30 dias

0,3% 

(461 mil)

 

Segundo especialistas, os índices do consumo de cocaína no Brasil podem ser considerados baixos, quando comparados ao de países como os Estados Unidos. Isso porque a droga é mais cara, comumente mais usada por pessoas das classes média e alta.

Numa comparação (considerada simplista por pesquisadores), é possível dizer que as taxas de uso de cocaína no país se mantiveram iguais, ou muito semelhantes, aos da pesquisa anterior, realizada em 2005.

Crack: alvo do governo não tem taxas alarmantes

 

CRACK

Percentual de pessoas que consumiram 

Na vida

0,9%

100%

(1,3 milhão) 

Nos últimos 12 meses

0,3% 

(451 mil) 

Nos últimos 30 dias

0,1%

(172 mil) 

Substância mais citada pelo ministro Osmar Terra nas falas sobre a existência de uma “epidemia de drogas”, o crack , segundo a pesquisa da Fiocruz, foi usado por 0,1% da população (referindo-se aos 30 dias anteriores ao estudo).

Por outro lado, alerta o especialista Dartiu Xavier, “não é porque não se trata de uma epidemia que não se devem monitorar os índices”. Os dados, diz, devem balizar políticas e “desconstruir o pânico criado em torno do crack”.

https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/estudo-da-fiocruz-engavetado-pelo-governo-revela-que-consumo-de-opiaceos-maior-do-que-de-crack-no-brasil-veja-integra-23711279




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE