Estudo revela que inflação do feijão e do arroz vem subindo mais que a da cerveja e a do cigarro

10.07.24


O cigarro e a cerveja, produtos associados a doenças e mortes, que geram prejuízos para toda a sociedade, vem subindo de preço em um ritmo bem menos acelerado que o feijão e o arroz, alimentos ricos em nutrientes que compõem a base da dieta nacional. A comparação se destaca entre as conclusões do relatório Tabaco, Álcool e Alimentos: Evolução dos Preços e Prioridades nas Políticas Públicas, do economista Valter Palmieri Júnior, com o apoio da ACT Promoção da Saúde.  

O estudo defende que a reforma tributária pode rever essa distorção garantindo alíquotas mais rigorosas para artigos que fazem mal à saúde e incentivos para aqueles essenciais à vida. A proposta de regulamentação do projeto encaminhada pelo governo ao Congresso institui o imposto seletivo para bebidas alcoólicas e derivados do tabaco. Cabe a deputados e senadores, agora, estabelecer parâmetros com o objetivo de desencorajar o consumo e promover a melhoria dos indicadores de saúde. 

 

Acesse o release aqui

 




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE