Evali: doença pulmonar associada ao uso de cigarro eletrônico

09.08.21


ACT

No segundo semestre de 2019, houve uma epidemia no consumo de cigarros eletrônicos nos EUA entre adolescentes, com doenças e mortes associadas ao consumo desses produtos. O CDC (Centers for Disease Control and Prevention), a FDA (Food and Drug Administration) e departamentos de saúde locais e estaduais estão investigando as causas do surto da doença, chamada de EVALI – sigla para “E-cigarette or Vaping product use-Associated Lung Injury" que significa doença pulmonar relacionada ao uso de dispositivos eletrônicos para fumar. 

Até fevereiro de 2020, um total de 2.807 hospitalizações foram reportadas ao CDC de todos os 50 Estados norteamericanos e 68 mortes foram confirmadas. Dos pacientes hospitalizados por EVALI, 66% eram homens e a média de idade é de 24 anos, sendo que 15% tinham menos de 18 anos.

Mesmo com sua comercialização proibida no Brasil, a ANVISA emitiu alerta para que os médicos informassem à ouvidoria do órgão sobre possíveis casos. O mesmo foi feito pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, que solicitou o envio de casos suspeitos e confirmados para o e-mail sbpt@sbpt.org.br para posterior encaminhamento e registro em agências nacionais. A Associação Médica Brasileira também se reuniu aos esforços. Até janeiro de 2020, foram confirmados três casos de EVALI no país.

Acesse o retatório na íntegra. 




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE