‘Janeiro seco’: veja quais são os benefícios de ficar um mês sem beber

06.01.21


O Globo

RIO — Que tal passar um mês sem ingerir nenhuma bebida alcoólica? Essa é a proposta do movimento “Janeiro seco”, criado pela Ong Alcohol Change UK, do Reino Unido, cujo trabalho é conscientizar as pessoas sobre os malefícios do álcool. A ideia é passar os primeiros 31 dias no novo ano sem consumir álcool. Apesar de o mês já ter começado, ainda vale a pena iniciar o desafio a partir de hoje para conhecer os benefícios que essa pausa geram para o seu corpo.

Coronavirus: Redução do isolamento social leva a nova onda de Covid-19 em Manaus

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Sussex, no Reino Unido, com participantes da campanha de 2018, mostrou que 70% deles disseram que estavam dormindo melhor, enquanto 67% se sentiam com mais energia ao longo do dia e 54% perceberam uma melhora na pele após passarem um mês sem beber.

Além disso, 88% deles relataram que a campanha gerou uma economia financeira, e 82% afirmaram estarem refletindo sobre o consumo de bebida alcoólica.

— Deixar de consumir álcool é benéfico em tudo. Melhoramos a questão bioquímica do corpo como um todo, porque o álcool provoca um aumento do trabalho hepático, e por causa disso não conseguimos ter um processo de desintoxicação efetivo — explica Gabriela Cilla, nutricionista clínica e funcional.

O álcool impacta também no ganho de peso e na retenção líquida, provocando o incômodo inchaço. Isso porque as bebidas alcoólicas costumam ser calóricas, provocando um aumento de gordura no organismo.

Covid-19: 'Temos 10,8 milhões de doses de vacina e não temos um cronograma', cobram governadores

Num período pandêmico como o que vivemos agora, deixar de consumir álcool por um mês pode ser um auxílio a mais para se proteger contra a Covid-19.

— O álcool diminui a concentração de bactérias benéficas da flora intestinal e aumenta a concentração das maléficas. Essa quantidade maior de bactérias ruins faz com que o sistema imunológico fique comprometido, mais suscetível a gripes, resfriados e infecções — explica a nutricionista Luiza Lara.

Convoque seus amigos

Quanto menor for a quantidade de bebida alcoólica que você ingerir, menos falta dela o seu corpo sentirá. Por isso, o desafio pode ser o pontapé inicial para reduzir de vez a ingestão de álcool. Para ajudar neste processo, as nutricionistas indicam a substituição do álcool por outras bebidas, como sucos naturais de limão, maracujá ou morango e chás sem adoçar e água com gás.

Outra dica é convidar amigos e parentes para também participarem do desafio, pois estar em um ambiente com álcool aumenta a vontade de beber.

E, para potencializar os benefícios da suspensão do consumo da bebida alcoólica pelo período de um mês, as especialistas recomendam adotar um estilo de vida mais saudável, comendo mais alimentos naturais, reduzindo o consumo de sódio e aumentando a ingestão de água, fundamental na hidratação.

  Foto: Editoria de arte
  Foto: Editoria de arte

 

  Foto: Editoria de arte

  Foto: Editoria de arte

 

 

https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/janeiro-seco-veja-quais-sao-os-beneficios-de-ficar-um-mes-sem-beber-24825456




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE