Marketing do cigarro eletrônico avança nas redes sociais

26.03.23


Folha de São Paulo

Pesquisa conduzida pelo Ministério da Saúde e IBGE em 2008 aponta que 80% dos fumantes brasileiros começaram a fumar antes dos 19 anos de idade e 20% com menos de 15 anos. No Brasil, restrições à publicidade de tabaco são previstas em lei desde 1996 e foram aperfeiçoadas pela lei 12.546/2011. O regramento determina que a propaganda comercial de qualquer produto fumígeno, derivado ou não do tabaco, é proibida. Mesmo com as restrições legais, a indústria do tabaco continua investindo e encontrando brechas para atrair novos consumidores, especialmente crianças e adolescentes.

Entre as táticas adotadas para atingir esse objetivo estão: apresentação de marcas de cigarro em filmes e seriados; patrocínio de eventos; ações promocionais em mídias sociais; e criação de novos produtos, como os cigarros eletrônicos, que, em sua maioria, contêm nicotina. Quase 20% dos jovens adultos (18 a 24 anos) no Brasil já experimentaram cigarros eletrônicos, de acordo com estudo publicado recentemente no Jornal Brasileiro de Pneumologia, usando como base os dados do Covitel 2022. Esse cenário se dá mesmo com a proibição da comercialização, importação e propaganda de quaisquer dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs).

O marketing do cigarro eletrônico é predominante em plataformas de mídia social —pesquisas realizadas em países de alta renda confirmam isso. Como o ambiente digital é dinâmico, existe a necessidade de ter acesso a dados em tempo real para que seja possível rastrear as práticas da indústria.

Se quisermos atender a essa demanda, precisamos de um sistema de monitoramento de mídia digital, que rastreie o marketing online de tabaco. Há experiências internacionais exitosas nesse sentido, como o Movimento de Denúncia e Fiscalização do Tabaco (Term, na sigla em inglês), liderado pela organização global de saúde pública Vital Strategies e que atua em três países até o momento: Índia, Indonésia e México. As evidências geradas por ele são compartilhadas regularmente com as partes interessadas em cada país, incluindo ministérios da saúde, oficiais de controle do tabagismo, acadêmicos e jornalistas.

Uma análise comparativa da publicidade de cigarros eletrônicos foi feita usando dados coletados nos três países monitorados pelo Term. O estudo concluiu que o marketing online de cigarros eletrônicos está presente em todos os países estudados, mas com questões específicas em cada um, de acordo com a regulação local. Apesar das particularidades, algo em comum foi a presença de muitos anunciantes e marcas diferentes, o que demanda maior esforço de fiscalização. A maior parte das postagens trazia mensagens sobre sabores, cores e especificações técnicas que fazem os produtos parecerem mais atrativos. A análise foi publicada na revista Frontiers in Public Health.

 

A Política Nacional Brasileira de Controle do Tabaco prevê uma série de medidas de prevenção à iniciação ao tabagismo e vem colhendo resultados positivos ao longo dos anos. No entanto, é necessário que o Brasil acompanhe as inovações da indústria e tenha estratégias contínuas de vigilância no ambiente digital para monitoramento e prevenção dessas novas formas de incentivo ao consumo de nicotina.

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É fundamental que as partes interessadas no controle do tabaco no Brasil, de governos a pesquisadores, passando pela sociedade civil e as próprias plataformas digitais, considerem métodos como o Term para monitorar informações sobre o marketing do tabaco e o comportamento da indústria.

 

Aliás, as plataformas podem ser aliadas fundamentais para incrementar os esforços de monitoramento que podem subsidiar iniciativas de fiscalização e aprimorar a regulação. Elas estão melhor posicionadas do que qualquer outro ator para monitorar e coibir brechas encontradas pela indústria, garantindo que a saúde de brasileiras e brasileiros, em especial dos jovens, seja preservada.

Felipe Neto
Comunicador e influenciador digital

Pedro de Paula
Diretor-executivo da Vital Strategies no Brasil

Caio Machado
Diretor-executivo do Instituto Vero

Tainá Costa
Gerente sênior de Comunicação de Programas da Vital Strategies

Victor Vicente
Head de conteúdo do Instituto Vero

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https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2023/03/marketing-do-cigarro-eletronico-avanca-nas-redes-sociais.shtml




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