Nota de pesar

28.01.22


NOTA DE PESAR

 

Faculdade de Saúde Pública da USP

 

A ACT Promoção da Saúde lamenta profundamente a morte do médico oncologista Antônio Pedro Mirra, membro de nosso Conselho Honorário, ocorrida em 27 de janeiro de 2022, em São Paulo.

Pioneiro do controle do tabagismo no Brasil, à frente da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e da Comissão de Combate ao Tabagismo da Associação Médica Brasileira, Dr. Mirra formou gerações de profissionais mais conscientes sobre os males causados pelo fumo. Com sua luta e persistência, tornou-se um exemplo inspirador para pesquisadores, médicos, profissionais de saúde e organizações da sociedade civil, entre elas a ACT Promoção da Saúde.

À frente da Comissão de Combate ao Tabagismo da AMB, na década de 70, Dr. Mirra conseguiu algumas vitórias que, décadas depois, se transformaram em marcos importantes do movimento, como os ambientes 100% livres de fumo e a abordagem profissional para ajudar fumantes a pararem.

Em entrevista à edição 72 do Boletim da ACT, em 2011, Dr. Mirra ressaltou, entre os maiores obstáculos para o controle do tabagismo, as dificuldades financeiras para programas adequados, as dificuldades de aprovação de leis eficazes e a política adequada de preços e imposto, além do controle do mercado ilegal, que permanecem tão atuais. Em 2016, durante as celebrações de 10 anos de nossa fundação, Dr. Mirra foi homenageado pela ACT por seu legado.

Em nome da equipe da ACT Promoção da Saúde, prestamos nossas condolências e solidariedade aos familiares.

 

ACT Promoção da Saúde

 

 

 

 




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE