Nota Técnica - Precisamos de alimento, não de tabaco

27.07.23


Juliana Aline Lehmen

Faça o download aqui

No Brasil, o tabaco é majoritariamente cultivado por agricultores em pequenas propriedades familiares. O perfil dos trabalhadores envolvidos na agricultura é muito desigual. Uma em cada quatro a cinco famílias (22,6%) trabalham e investem em maquinários e insumos numa propriedade arrendada, que não lhes pertence. Quase 90% das propriedades de fumicultores no Brasil são minifúndios. Sem Assistência Técnica e Extensão Rural que auxiliem o processo de diversificação, os agricultores principalmente de baixa renda e baixa escolaridade veem na fumicultura a única maneira de desenvolver uma atividade econômica. 

Esses são alguns dos destaques da nota técnica elaborada por Juliana Lehmen, bióloga pela Universidade Federal de Santa Catarina e pós-graduanda em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Faculdade Serra Geral. Oriunda de Venâncio Aires, maior polo da indústria fumageira. Até os 17 anos, Juliana trabalhava nas lavouras de fumo.

É preciso criar linhas de investimento público, com previsão orçamentária suficiente para o atendimento das famílias produtoras de tabaco que desejam iniciar outra atividade, priorizando os mais vulneráveis, e estimulando a produção de alimentos para programas de distribuição nacional. O resgate do Programa Nacional de Diversificação em Áreas Cultivadas com Tabaco pode contribuir para o Brasil enfrentar a fome e a insegurança alimentar, situação de mais de 125 milhões de brasileiros.

 

Faça o download aqui

Acesse  o fact sheet sobre diversificação.




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE