O interesse privado na escola pública
10.10.18O Joio e o Trigo
O projeto 1,2,3 Saúde!, da Danone, prescreve três porções de queijo, leite ou iogurte ao dia, uma orientação que não é consensual na comunidade científica, mas as orientações nutricionais controversas da proposta chegaram a pelo menos 300 mil alunos da rede pública de ensino em várias cidades do país. Apesar da promessa de falar sobre hábitos saudáveis, o 1, 2, 3 Saúde! enfatizava o consumo de lácteos, justamente o carro-chefe da corporação francesa.
O projeto poderia ser considerado controverso se apenas induzisse ao consumo de lácteos, mas o 1, 2, 3 Saúde! dava um passo além e prescrevia taxativamente a necessidade de consumir três porções desses produtos por dia, sob pena de sofrer problemas de saúde no curto, no médio e no longo prazos. Não existe consenso científico que respalde esse tipo de afirmação, apesar do esforço constante das fabricantes de lácteos em bancar pesquisas favoráveis a seus interesses.
A iniciativa foi investigada pelo Ministério Público no Distrito Federal a pedido do Instituto Alana. A assessoria de imprensa do MP informou que uma reunião que seria realizada com a empresa em março de 2018 foi cancelada devido ao fim do programa. Há a possibilidade de arquivamento do inquérito, aberto em 2016.
Faça o download do arquivo aqui.