Ocorrência da doença da folha verde do tabaco e fatores associados entre fumicultores no Município de Dom Feliciano, Rio Grande do Sul, Região Sul do Brasil

17.08.20


Caderno de Saúde Pública

O estudo teve como objetivo avaliar a ocorrência de doença da folha verde (DFV) e fatores associados entre fumicultores familiares no Município de Dom Feliciano, Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Foi realizado um estudo transversal sobre DFV em 354 pequenos produtores de tabaco, entre outubro de 2011 e março de 2012. Foi medida a concentração urinária da cotinina, um biomarcador da exposição à nicotina, durante a temporada de colheita do tabaco. Os casos de DFV foram definidos como indivíduos com níveis urinários de cotinina ≥ 50ng/mL, que tiveram contato com folhas de tabaco em até 48 horas antes da coleta da amostra sanguínea e que relatavam pelo menos um sintoma da doença. Foi realizada uma análise logística não condicional para avaliar a associação entre DFV e as características da população. Foram identificados um total de 122 (34,5%) casos da doença, entre os quais 39% eram fumantes e 61% eram do sexo masculino. As concentrações urinárias medianas de cotinina foram 75,6ng/mL (74,1ng/mg de creatinina) para não-casos e 755,8ng/mL (632,1ng/mg de creatinina) para os casos (valor de p ≤ 0,01). A análise multivariada mostrou uma associação positiva entre DFV e tempo de exposição à luz solar, exposição a pesticidas e pior estado de saúde geral, e uma associação inversa com cultivo de lenha. O estudo identificou alta prevalência de DFV e sugere o uso da cotinina como biomarcador significativo para identificar os casos de DFV, influenciando a distribuição por sexo. Uma vez que a fumicultura envolve danos à saúde, é importante implementar medidas para prevenir os impactos para os fumicultores, de acordo com os artigos 17 e 18 da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco da Organização Mundial da Saúde.

Acesse o artigo completo aqui




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE