Proibição da venda de cigarros eletrônicos saborizados entra em vigor em Nova York

18.05.20


Campaign for Tobacco-Free Kids

Tradução da declaração de Matthew L. Myers, presidente da Campaign for Tobacco-Free Kids

Texto original: https://www.tobaccofreekids.org/press-releases/2020_05_18_ny-flavor-ban

WASHINGTON, D.C. - A histórica lei de Nova York que proíbe a venda de todos os cigarros eletrônicos saborizados entra em vigor hoje [18/05/2020]. Essa é uma medida acertada para reverter o aumento vertiginoso do uso de cigarros eletrônicos por jovens e vem na hora certa, já que profissionais da saúde vêm alertando para o fato de que o fumo de cigarros tradicionais e eletrônicos pode piorar os efeitos da COVID-19. Manter os nossos pulmões saudáveis é mais importante do que nunca. Essa medida é necessária para evitar que os cigarros eletrônicos viciem uma nova geração de crianças e revertam o enorme progresso que fizemos na redução do uso de tabaco por jovens.

Também entra em vigor uma proibição em nível estadual da venda de todos os produtos de tabaco em farmácias. Nova York seguiu Massachusetts, que já havia implementado essa importante medida, e a cidade de Oakland também fez o mesmo na semana passada. Manifestamos nosso apoio ao governador Andrew Cuomo por sua liderança na implementação dessas políticas.

Especialmente durante a pandemia de COVID-19, pedimos que o governador Cuomo e os legisladores continuem a trazer avanços para os esforços do estado para evitar que as crianças usem qualquer produto de tabaco e para ajudar as pessoas que já fumam a parar. Isso inclui o financiamento dos programas estaduais de prevenção e cessação.

A legislação de Nova York também deveria incluir ações para enfrentar o problema dos outros produtos de tabaco saborizados - especialmente cigarros mentolados e charutos saborizados - quando as sessões forem retomadas. Está na hora de impedir de uma vez por todas que as empresas de tabaco atraiam e viciem crianças com produtos saborizados e acabar com o longo histórico da indústria de usar cigarros mentolados para atrair crianças e afro-americanos. A pandemia de coronavírus deve servir como um alerta para mantermos nossos pulmões mais saudáveis agora e no futuro.

Nova York é um dos quatro estados que proibiu a venda de cigarros eletrônicos saborizados, junto de Massachusetts, Nova Jersey e Rhode Island (Massachusetts proibiu a venda de todos os produtos de tabaco saborizados). É urgente que outros estados - incluindo os vizinhos Connecticut e Vermont - se unam para proteger a saúde das nossas crianças e acabem com a venda de produtos de tabaco saborizados.

Não há tempo a perder, pois a epidemia de consumo de cigarros eletrônicos por jovens vai de mal a pior. De acordo com a NYTS de 2019 [pesquisa sobre o uso de tabaco por jovens nos Estados Unidos], o uso de cigarros eletrônicos por alunos do ensino médio em todo o país subiu para 27,5% em 2019, em comparação com 11,7% em 2017. No total, mais de 5,3 milhões de alunos do ensino médio e fundamental dos Estados Unidos usam cigarros eletrônicos. Em Nova York, 27,4% dos alunos do ensino médio usam cigarros eletrônicos, enquanto 4,8% fumam cigarros tradicionais. Existem evidências claras de que os cigarros eletrônicos saborizados foram responsáveis por ampliar essa epidemia: 97% dos jovens usuários de cigarros eletrônicos relataram ter consumido um produto saborizado no mês anterior e 70% citam os sabores como a razão para consumir esses produtos.





VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE