Racismo como Determinante Social da Saúde: Impactos do Tabagismo na Saúde da População Negra

30.10.24


ACT e DITAB/INCA

 

Dia 14/11, das 09h às 13h, acontece o encontro Racismo como Determinante Social da Saúde: Impactos do tabagismo na saúde da população negra, organizado em parceria pela ACT e a DITAB/INCA, no auditório do INCA da Rua Marquês de Pombal, nº 125, no centro do Rio de Janeiro.

Confira as informações do evento:

 

Racismo como Determinante Social da Saúde:  impactos do tabagismo na saúde da população negra

Data: 14/11

Horário: das 09h às 13h

Formato: Híbrido

Local: Auditório MP1 do INCA - Rua Marquês de Pombal nº 125 - 2° Andar, Centro, Rio de Janeiro, RJ. 

Não é preciso realizar inscrição prévia, porém o evento está sujeito à lotação.

Transmissão ao vivo: Caso não esteja no Rio de Janeiro na data, é possível acompanhar o encontro ao vivo por este link.

 

Programação:

 

09h às 9h30 - Boas-vindas

Diogo do Vale de Aguiar - Assessor Técnico do Departamento e Prevenção e Promoção da Saúde – DEPRROS/MS

Marcia Sarpa - Coordenadora de Prevenção e Vigilância do INCA - CONPREV

Mariana Emerenciano - Comissão de Equidade, Diversidade e Inclusão do INCA

 

9h30h às 11h00 – Painel Racismo e Iniquidades em Saúde

Mediação: Lucas Cabral (DITAB/ INCA) [1]

- Determinação sociorracial do acesso ao tratamento e diagnóstico de doenças relacionadas ao consumo de tabaco e outras drogas na população em situação de rua e moradora de favela. - Laio Victor Tavares Cardoso (SMS/RJ) [2]

- Políticas públicas de enfrentamento ao racismo e promoção da igualdade étnico-racial na saúde - Denize Amorim (ACT Promoção da Saúde) [3]

-A importância de promover equidade étnico-racial em transversalidade com os serviços de saúde por meio da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra - PNSIPN - Camila Athayde Oliveira Dias (SMS/RJ) [4]

 

11h00 - 11h30 - Café e apresentação do Rap da Saúde

 

11h30 às 13h – O Tabagismo e a Saúde da população negra

Mediação: Lucas Cabral (DITAB/ INCA) [1]

- PNCT e Saúde da população negra - Maria José Giongo (DITAB/ INCA) [5]

- As Cores do Tabagismo: Relação entre Raça e Consumo de Tabaco no Brasil - André Luiz Oliveira da Silva (ANVISA) [6]

 

13h - Encerramento

 

 

***

 

[1] Lucas Cabral é Doutor e Mestre em Saúde Coletiva - Política, Planejamento e Administração - pelo IMS/UERJ. Pesquisador da Secretária Técnica da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (STE RedEscola) e do Grupo de Pesquisa APS em MRR (Fiocruz). Consultor de Políticas Públicas em Controle do Tabaco (DITAB/INCA).

[2] Laio Victor Tavares Cardoso é médico de Família e Comunidade pela UFRJ e Mestre em Epidemiologia pela ENSP/Fiocruz. Atua como médico no Consultório na Rua da comunidade do Jacarezinho (SMS/RJ).

[3] Denize Amorim é pedagoga, Mestre em Educação em Ciências e Saúde pelo NUTES/UFRJ e Especialista em Direitos Humanos e Questões Étnico-sociais. É coordenadora de Redes e Coalizões da ACT Promoção da Saúde.

[4] Camila Athayde Oliveira Dias é pequisadora, mestre e doutoranda em Saúde Pública pela ENSP/Fiocruz. Cientista social e psicóloga de formação, trabalha com Saúde Integral da População Negra na Superintendência de Promoção à Saúde/SMS-Rio desde 2023.

[5] Maria José Giongo é Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz (2019), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2004). Chefe da Divisão de Controle do Tabagismo (DITAB/INCA).

[6] André Luiz Oliveira da Silva é Doutor em Saúde Pública pela Fiocruz. Pós-doutorado em controle do tabaco pela Universidade da Califórnia - San Francisco. Especialista em regulação e vigilância sanitária da Agência Nacional de Vigilância Sanitária na área de Tabaco e derivados.




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE