Senado fará audiência com McDonald’s e Burger King

04.05.22


Valor Econômico, Vandson Lima e Renan Truffi

O Senado aprovou ontem a realização de uma audiência pública para que as redes de fast-food McDonald’s e Burger King expliquem os possíveis casos de publicidade enganosa em relação aos sanduíches “McPicanha” e “Whopper Costela”.

A reunião ocorrerá no dia 12, na Comissão de Transparência, Fiscalização, Controle e Defesa do Consumidor (CTFC).

O requerimento é de autoria do líder do PSD, Nelsinho Trad (PSD-MS). “Anunciar um produto de hambúrguer com picanha, costela, e falar que nesses hambúrgueres só têm o cheiro da picanha ou da costela, isso é brincadeira com a população brasileira. Nós não podemos aceitar isso. Aqueles que induziram a um equívoco dessa natureza precisam ser responsabilizados”, disse o senador. “Sanduíche fake, era só essa que faltava. Isso precisa ser esclarecido”. O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) concordou. “Será que em outro país ocorreria isso? A gente precisa respeitar estas empresas, são bem-vindas, geram muitos empregos para o Brasil, impostos. Mas precisa ter um limite”.

O caso veio à tona após a página “Coma Com os Olhos”, que faz resenhas sobre lanches no Instagram, informar que a carne usada nos novos sanduíches da linha “McPicanha”, lançados recentemente pela empresa, não têm picanha na composição e que levaria o caso ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) e ao Procon, que notificou a companhia. Depois, o Procon-DF proibiu a comercialização no Distrito Federal tanto do McPicanha quanto do Whopper Costela por “publicidade enganosa”.

As empresas explicaram que, na verdade, utilizam molho e aromatizante com sabores relacionados ao corte das carnes citadas. Na sexta-feira, o McDonald’s anunciou a retirada dos dois sanduíches da linha do cardápio de seus restaurantes em todo o país. “Pedimos desculpas se o nome escolhido gerou dúvidas e informamos que estamos avaliando os próximos passos”, declarou a rede fast-food em nota. Depois, foi a vez do Burger King se explicar. Em nota, a rede afirmou que “sempre comunicou com clareza em todos os seus materiais de comunicação a composição do hambúrguer presente no sanduíche, produzido à base de carne de porco (paleta suína)  e com aroma 100% natural de costela suína”. Ontem, divulgou que “sente muito pelo ocorrido” e que, após ouvir as críticas, mudará o nome do lanche para Whopper Paleta Suína, segundo a Folhapress.

Além de McDonalds e Burger King, serão chamados para a audiência representantes do Procon, do Pronac, do blog Comer com os Olhos e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A reportagem procurou o Burger King e o McDonald’s, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição.

https://valor.globo.com/empresas/noticia/2022/05/04/senado-fara-audiencia-com-mcdonalds-e-burger-king.ghtml

 




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