Xô, Coca!

09.09.21


 

 

Mais de 30 organizações e grupos de pesquisa, e quase 700 pessoas já assinaram o manifesto contra a venda do nome da estação de metrô Botafogo para a Coca-Cola, no Rio de Janeiro. É o primeiro caso, no Brasil, de venda do nome de um espaço público - uma estação de metrô - para a iniciativa privada, uma corporação milionária que lucra com a venda de refrigerantes e outras bebidas açucaradas, produtos associados à doenças graves como hipertensão, diabetes tipo 2, doenças renais, osteomusculares e até câncer. 

A ACT Promoção da Saúde realizou uma ação de sensibilização do público a respeito das doenças associadas ao consumo de bebidas adoçadas em frente a uma das saídas do metrô, em Botafogo, no Rio de Janeiro, em 10 de agosto, com todo o cuidado possível pensando no contexto da pandemia e risco de transmissão da Covid-19.


“É preciso que a Agetransp e o Ministério Público atuem para impedir que os valores do mercado se apropriem do espaço público, no caso, do nome de uma estação de metrô. Precisamos estabelecer os limites morais do mercado”, afirma um trecho do manifesto. “Há coisas que não devem estar à venda. Não podemos permitir que o patrimônio histórico e cultural das cidades brasileiras seja capturado pelos interesses privados das grandes indústrias e corporações”.




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