Monitoramento das indústrias
As doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) têm, como fatores de risco comuns, o tabagismo, a alimentação inadequada e o consumo nocivo do álcool (além da inatividade física), e são responsáveis por cerca de 74% das mortes no Brasil, a maior parte evitável.
Por esses motivos, é necessário compreender o modus operandi das indústrias que fabricam esses produtos não saudáveis, expondo suas estratégias e táticas. Pressão política, captura de processos políticos e legislativos com o intuito de influenciar tomadores de decisão, patrocínio de eventos e a manipulação da opinião pública a fim de ganhar a aparência de respeitabilidade, muitas vezes em nome da liberdade de expressão e do direito individual, são comuns às indústrias.
Nesta página, você tem informações levantadas pela equipe de monitoramento da ACT Promoção da Saúde que ajudam, assim, a expor as ações das indústrias, fornecer mais subsídios para que a sociedade civil continue a promover ações efetivas de advocacy e encorajar governos a estabelecer medidas efetivas de saúde pública.
Essas ações são fundamentais também para evitar conflitos entre interesses das corporações e a saúde pública.